A tensão como pivô da experiência em drama

  • Beatriz Ângela Vieira Cabral

Resumo

A tensão decorrente da imposição deliberada de limitações é vista aqui em relação
ao engajamento do aluno com o contexto da ficção. O pressuposto é que o sentido de
experiência como conhecimento implica a imersão no contexto ficcional e a investigação de
expressividades individuais que se contrapõem à racionalidade da memorização e
sequência de ações. Neste contexto a ativação da tensão, vista como a distância entre o
indivíduo e seus propósitos é criada para criar perturbação emocional (a própria tensão). O
sentido de experienciar é assim associado à tensão dramática e ao entendimento de suas
implicações – uma resposta tanto cognitiva quanto afetiva.

Referências

BOLTON, Gavin. Acting in classroom drama – a critical analysis. UK: Longman, 1984.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção – crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

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HORNBROOK, David. Education in Drama. Londres: The Falmer Press, 1991.

RANCIÈRE, Jacques. “Art of the Possible: Fúlvia Carnevale and John Kelsey in conversation with Jacques Rancière”, in ArtForum International Magazine, Inc., 2010.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação