A experiência estética com fundamento da preparação docente: um estudo de caso

  • Arão Paranaguá de Santana

Resumo

A análise da literatura especializada sobre formação inicial de professores das
linguagens artísticas aponta para a importância da experiência estética como fundamento
acadêmico, teórico e metodológico. Com base nesse pressuposto e nos achados de uma
investigação autoral desenvolvida ao longo da última década, esta pesquisa aborda o curso
de Licenciatura em Teatro da UFMA, seu percurso histórico e projeto político-pedagógico,
dando ênfase à valorização da produção e da veiculação de projetos, seja por meio das
disciplinas do curso, da prática artística empreendida por estudantes e formadores, bem
como da participação discente em atividades extensionistas, concluindo que esse
procedimento constitui-se numa condição vital para a profissionalização do professor de
teatro.

Referências

KOUDELA, Ingrid Dormien. Ida ao teatro. Disponível em

http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Administracao/Anexos/Documentos/420090630140316. pdf, acesso em 03/04/2010.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.

ROSSETO, Robson. A plateia da cena teatral: objetivos pedagógicos. In: Revista da FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.138-148, jul./dez. 2009.

SANTANA, Arão Paranaguá. Os saberes escolares, a experiência estética e a questão da formação docente em artes. In: Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte: UFMG, 2010. Disponível em <>, acesso em 10/10/2010.

_____. A prática extensionista na formação do professor: reflexões, indagações e descobertas no âmbito do projeto Ação Cultural em Teatro. In: O Percevejo, Rio de Janeiro: UNIRIO, 2009a.

_____. O conhecimento prático do arte-educador e os espaços de ensinar e aprender arte. In: Anais da 32ª. Reunião Anual da ANPEd - GT Arte e Educação, Caxambu (MG), 2009b.

_____. A prática extensionista na formação de professores de teatro. In: Anais do V Congresso da ABRACE, Belo Horizonte, UFMG, 2008.

_____. Teatro e formação de professores. São Luís: EDUFMA, 2000.

SANTANA, Arão Paranaguá (Coord.). Visões da ilha: apontamentos sobre teatro e educação. São Luís: EDUFMA, 2003.

STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança. Campinas (SP): Papirus, 2008.

TELLES, Narciso. Pedagogia do teatro e o teatro de rua. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2008.

PUPO, Maria Lúcia S. B. Pesquisa na Licenciatura em Artes Cênicas. In: FLORENTINO, Adilson; TELLES, Narciso. (Org.). Cartografias do Ensino de Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009.

VIGANÓ. Suzana Schmidt. As regras do jogo: a ação sociocultural em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação