As esferas acústicas da cena e o cinema

  • César Lignelli

Resumo

O cinema, com sua ampla e potente inserção tanto na educação informal como na
formal, pode ser um caminho fluido, dinâmico e multifacetado de vislumbre, reflexão e
conscientização das potencialidades da escuta e da produção de sentido em performances
por meio dos sons. Essa possibilidade existe porque o cinema perpassa nossas vidas,
desenvolvendo, em constante diálogo, avalanches de imagens e sons para a constituição
das camadas de sentido que o compõem. O presente artigo lança centelhas em direção às
relações entre a escuta, a produção de sons – envolvendo as esferas da palavra, da música, do entorno acústico e do desenho destas em um tempo e espaço específicos – e de sentido na cena teatral e na pedagogia do teatro, a partir de reflexões sobre experiências
cinematográficas.

Referências

LIGNELLI, César. Artigo: Direito de ir... ou...vir. Cinema e educação: um espaço em aberto. Ano XIX – Nº 4, maio 2009. http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo / ISSN 1982 - 0283/pp. 11-18.

_____. Considerações sobre a dimensão acústica nas aulas de teatro em contextos escolares. A pesquisa teórica e os processo criativos na cena contemporânea. V Reunião Científica da ABRACE, novembro 2009.

http://www.portalabrace.org/vcongresso/textosterritorios.html

_____. A Produção de Sentido a partir da Dimensão Acústica da Cena: uma cartografia dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, 2007.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação