Teatro Renascer: Diário de Bordo

  • Carmela Corrêa Soares

Resumo

Relato sobre o Teatro Renascer, formado por pessoas idosas e processo artísticopedagógico
construído ao longo de cinco anos. Investigação de metodologia teatral fundada
no desenvolvimento da capacidade de jogo e presença cênica dos participantes. Antes de
forjar uma teatralidade vinda do exterior, exploramos a teatralidade inscrita nas dobras e
história do corpo do idoso. Teatro de celebração da própria existência e afirmação da vida.
Reunindo jovens alunos da licenciatura em teatro da Unirio, como facilitadores, o Teatro
Renascer permite o diálogo entre gerações distintas, desconstruindo ideias preconcebidas
sobre a velhice. À maneira de um collage, fragmentos de teatralidade, revelados no interior
das oficinas, dão forma à encenação, cuja fronteira entre ator e espectador é flexível.

Referências

ESTÉS, Clarissa Pinkola. A ciranda das mulheres sábias: ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Rio de Janeiro: Rocco,2007.

LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva,1982.

WAUTERS, Ambika. As várias etapas da autodescoberta: como trabalhar as energias do chakras e dos arquétipos. São Paulo: Cultrix, 1996.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação