A ida curtida ao teatro

  • Felipe Osmar Lopes

Resumo

Os alunos do curso livre de teatro, de 14 a 16 anos, elaboravam diversas cenas
utilizando o conceito de metateatro. Era perceptível a fragilidade do referencial deste
conceito. “A ampliação do referencial do aluno requer seu envolvimento em processos de
leitura de outros espetáculos - descrever, interpretar, analisar e avaliar.” (CABRAL, 2009,
p.3) Ao assistir ao espetáculo “In On It”, ressalta-se o modo de proposição do metateatro.
Propôs-se então uma ida ao teatro elaborada em três etapas: preparação de cenas
metateatrais anterior ao espetáculo, ida curtida ao teatro e re-criação em sala. O foco deste
artigo encontra-se na narração e análise deste processo específico de ida ao teatro, tido
como aspecto essencial para o aprofundamento do conceito de metateatro.

Referências

CABRAL, Beatriz A.V. Teatro e pressupostos curriculares. Florianópolis: Secretaria municipal de educação, 2009.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. 2.ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.

KOUDELA, Ingrid. A ida ao teatro. Sistema Cultura é currículo. São Paulo. Disponível em: < http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/Escola%20em%20Cena/>. Acesso em: 18 ago. 2010.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução de Jacó Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação