Montagem teatral em discurso: pedagogias e práticas Um estudo bakhtinano
Resumo
Este estudo pretende compreender a prática pedagógica no contexto universitáriode formação em teatro, a partir dos enunciados dos alunos do curso de Teatro-Interpretação da Universidade Regional de Blumenau/SC, registrados nos relatórios da disciplina Prática de Montagem III nos anos de 2007 e 2008, durante a montagem dos espetáculos A vida é sonho e Era uma vez outra história, ambos realizados na última fase da graduação. A análise dos dados é ancorada na teoria da enunciação na perspectiva do Círculo de Bakhtin. Os enunciados apontam para os processos de criação cênica na universidade como relações pedagógicas, artísticas e de grupo nas quais o dialogismo, a interação e o jogo de vozes sociais constituem a marca fundamental do processo de montagem e da pedagogia teatral.
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos (RJ): Pedro & João Editores, 2010.
FARACO,C.A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (Org). Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora da UFPR, 2007.