O estágio curricular e a formação do artista docente

  • José Simões de Almeida Junior

Resumo

Os processos e as práticas relacionadas à formação teatral na escola ou fora dela,
encontram-se ligados à constituição do território e imaginário do Teatro na sociedade. Nesse
sentido deseja-se discutir a função social e artística do estágio curricular de teatro realizado
na escola, como o espaço para a inserção das propostas teatrais, para além da sala de
aula. O estágio curricular é o espaço no qual os alunos (em formação) revelam as suas
potencialidades e, também, as falhas no processo de formação. E nele que o futuro
professor poderá observar, discutir, propor e vivenciar um conjunto de atividades e,
fundamentalmente, desenvolver a autonomia como docente. O estágio funciona como um
modo de diálogo entre a formação curricular, a prática profissional docente e o imaginário
teatral contemporâneo no conjunto social.

Referências

CABRAL, Biange. O professor-artista: perspectivas teóricas e deslocamentos históricos. Revista Urdimento, 2008, nº 10, p 35-44.

SANTANA, Arão Paranagua de. Teatro e formação de professores. São Luis: EDUFMA, 2000.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação