Pedagogia da Bobagem: Uma pedagogia de palhaço na educação de adultos com deficiência intelectual

  • Laili von Czékus Flórez Cabalero

Resumo

A educação de adultos com deficiência intelectual tem sido vista como uma grande
interrogação nas discussões em pedagogia, por apresentar desafios de escolhas
metodológicas e avaliação. A presença das artes nesse currículo resume-se com frequência
a didáticas ultrapassadas, com escolhas previsíveis e limitantes, e raramente inclui as artes
cênicas como uma de suas possibilidades. O palhaço tem em comum com o deficiente
intelectual a curiosidade, a espontaneidade e a pureza na exibição de suas bobagens. Uma
pedagogia de palhaço neste campo de ensino pode ir além de processos criativos baseados
na cópia e na repetição e trabalhar nos alunos o seu autoconhecimento, aceitação de suas
singularidades (valorizadas sob a ótica do palhaço) e consequente maior segurança na sua
inclusão social.

Referências

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Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação