O Teatro de Lorca e o Teatro de Ilo Krugli
Resumo
Federico Garcia Lorca tornou-se um dos expoentes máximos da literatura espanhola e mundial. Sua obra, bastante conhecida por seu estilo trágico e poético destaca o inigualável sentimento espanhol ligado a paixão e a morte. As experiências da infância e juventude marcaram o pensamento do poeta dramaturgo. A influência desse teatro de Lorca influenciou as formas de expressão utilizadas pelo autor, poeta, artista plástico e teatrólogo Ilo Krugli e seu grupo teatral consagrado no Brasil Vento Forte.Ilo Krugli no Brasil há mais de trinta anos, filho de judeus poloneses que imigraram para a Argentina, passou a adolescência em Buenos Aires, onde sua professora primária lhe ensinou técnicas para a confecção de bonecos, as quais haviam aprendido com Javier Villafañe que por sua vez aprendera com o próprio Lorca, quando de sua estada na Argentina. Influenciado pelo poeta granadino Ilo inaugurou uma nova maneira de pensar o teatro. Foi sua força poética transportada para o palco que introduziu um jeito de conversar com crianças e adultos, circulando com naturalidade nos dois universos. Seu estilo se tornou um exemplo e uma referência para várias gerações de artistas e educadores. Ilo, por meio de um teatro aberto ao público e à festa popular, recupera o teatro de Lorca, por quem declara a sua admiração até hoje. O presente artigo pretende realizar uma abordagem reflexiva entre os aspectos poético, popular e estético entre o Teatro de Lorca e de Ilo Krugli, em sua função pedagógica e social.
Referências
ABREU, Ieda de. Poesia Rasgada. São Paulo : Imprensa Oficial, 2009.
BELAMICH, André. Lorca. Paris : Gallimard, 1983.
CHILLÓN, José Luiz Plaza. De El Malefício de La Mariposa a Mariana Pineda. Cuadernos Americanos, 1962.
DIAZ-PLAJA, Guilhermo. Federico García Lorca. Buenos Aires : Espasa Calpe, 1955.
EICH, Christoph. Federico García Lorca, poeta de la intensidad. Madrid : Editorial Gredos S.A., 1970.
FERRAZ, Heloísa C. de T. e Fusari Rezende, Maria. A Arte na Educação Escolar. São Paulo : Cortez, 2001.
FERRAZ, Heloísa C. de T. e Fusari Rezende, Maria. Metodologia no Ensino de Arte. São Paulo : Cortez, 1999.
GIBSON, Yan. Federico García Lorca – A Biografia. São Paulo : Ed. Globo, 1989.
GÓMEZ, Hilário Jiménez. Lorca y Alberti dos poetas en un espejo (1924-1936). Madrid : Editorial Biblioteca Nueva, S. L., 2003.
GUARDIA, Alfredo de La. García Lorca – Persona y Creacion. Buenos Aires : Schapire, 1944.
LORCA, Federico García. Obras Completas. Madrid : Ed. Aguilar, 1965.
LORCA, Federico García. Obra poética completa. São Paulo : Martins Fontes, 1999.
LUNA, Ive Novaes. Música de festa para o encontro com Ilo Krugli. Florianópolis : 2007
Dissertação de Mestrado. Orientador : Prof. Dr. José Ronaldo Faleiro.
MACHADO, Irley. TELLES, Narciso. MEIRA, Renata Bitencourt e MERISIO, Paulo (organizadores). Teatro : ensino, teoria e prática. Uberlândia : Edufu, 2004.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro com meninos e meninas de rua. São Paulo : Perspectiva, 2008.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo : Perspectiva, 1999.
VARGAS, Aristimunho Fábio. Poesia Espanhola. Das Origens à Guerra Civil. São Paulo : Ed. Hedra Ltda., 2009.