Tiros de Movimento-Imagem: Estudo de um processo artístico e pedagógico de Cristiane Paoli Quito

  • Maria Carolina Macari

Resumo

Esta pesquisa teve como principal objetivo estudar o processo artístico e
pedagógico da diretora, atriz e professora da Escola de Arte Dramática E.A.D. - USP,
Cristiane Paoli Quito. Os sujeitos observados nesta pesquisa foram os alunos do terceiro
ano da Escola de Arte Dramática, Turma 59/EAD-USP. O Período estudado foi de agosto a dezembro de 2009. Foram observados e analisados os procedimentos e técnicas utilizadas por esta diretora na montagem da peça teatral O gato Malhado e a andorinha Sinhá. Esta obra literária, de Jorge Amado, foi adaptada ao teatro pelo dramaturgo e professor da Escola de Arte Dramática (USP) Rogério Toscano com a colaboração de todo o elenco de atores/estudantes da turma 59 EAD-USP. Existiram dois principais focos: analisar a construção das ações físicas dentro da montagem de um espetáculo e o seu processo trabalho como pedagoga. Pode-se resumir esta pesquisa em apenas uma pergunta principal: Como é que Cristiane Paoli Quito trabalha a construção da dramaturgia corporal com alunos-atores na criação de um espetáculo? Os trabalhos da coreógrafa e bailarina Tarina Quelho, do dramaturgo Rogério Toscano (professor da E.A.D./USP) e da assistente de direção Carolina Mendonça, também foram observados, uma vez que existiu uma proposta de trabalho coletiva na montagem da peça.
Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação