Experiências reversíveis (entre) Teatro e Educação
Resumo
O presente trabalho é parte da pesquisa de mestrado intitulada: “O avesso docorpo: uma experiência de reversibilidade entre Teatro e Educação”, defendida em 2009 no
Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Faço aqui o recorte de algumas
experiências da pesquisa que foi o trabalho de vivências artísticas com professores da
Educação Infantil e Séries Iniciais de escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis. A
falta das artes na formação desses profissionais, as relações e percepções que as práticas
corporais artísticas despertaram, a relação da atriz-educadora com os professores e, a partir
disso, a reflexão sobre a inserção do professor de Teatro na escola são descrições desta
comunicação.
Referências
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2006.
_____. Merleau-Ponty: obra fecunda. Disponível http://revistacult.uol.com.br/website Acesso
em: 04/03/2009.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo: Perspectiva, 2004.
_____. Pedagogia do Teatro: Provocação e Dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.
FERNANDES, Ciane. Escrevendançando: teoria e prática na pesquisa em Artes Cênicas. In BIÃO, Armindo e LEMOS, André. Temas em contemporaneidade, imaginário e teatralidade. São Paulo: Annablume, 2000.
HEIDEGGER, Martin. La esencia del habla. In: De camino AL habla. Barcelona: Ediciones Del Serbal, 1987.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. 2002. p.20-28.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
_____. O olho e o espírito. Tradução: Paulo Neves e Maria E. Glavão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac& Naify, 2004.
_____. O visível e o invisível. Tradução: José Artur Gianotti e Armando Mora d‟Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2007.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Na jornada da formação: tocar o arquétipo do mestreaprendiz. Revista Pro-Posições, V. 18, n. 3(54) – set/dez 2007.
SOKOLOWSKI, Robert. Introdução à fenomenologia. Tradução: Alfredo de Oliveira Moraes. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979.