O universo e a abrangência do teatro aplicado

  • Marina Henriques Coutinho

Resumo

Um fenômeno constatado aqui no Brasil e em outras partes do mundo tem levado
o teatro a inúmeros contextos. Uma grande diversidade de práticas teatrais alarga o campo
da Pedagogia do Teatro e exige que as pesquisas acadêmicas ampliem seus focos de
interesse. A comunicação pretende refletir sobre a abrangência da área da pedagogia
teatral, além de trazer para discussão o termo que ganha destaque internacional – applied
theatre/ teatro aplicado. Publicações recentes, em língua inglesa, revelam que a busca pela
compreensão da pluralidade de iniciativas, nomenclaturas, métodos etc. é compartilhada por pesquisadores também de outros países. Em vários lugares do mundo, a academia tenta responder, com maior ou menor agilidade, à emergência dessa grande diversidade de
práticas.

Referências

COUTINHO, Marina Henriques. A favela como palco e personagem e o desafio da comunidade-sujeito. Tese de Doutorado. Defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – UNIRIO. Maio de 2010. Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Resende (UNIRIO); Coorientadora: Profa. Dra. Márcia Pompeo Nogueira (UDESC).

EPSKAMP, Kees. Theatre for Development. An introduction to context, applications and training. London and New York: Zed Books, 2006.

FLORENTINO, Adilson e TELLES, Narciso. (Orgs.) Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Pedagogia do Teatro. In: ANAIS do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. (organização) Maria de Lourdes Rabetti. - Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

LIGIÉRO, Zeca; PEREIRA, Victor Adler; TELLES, Narciso. (Orgs.) Teatro e dança como experiência comunitária. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009.

NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro em comunidades, questões de terminologia. ANAIS do V Congresso da ABRACE, 2008. Disponível em:

http://www.portalabrace.org/vcongresso/progpedagogia.html (arquivo pdf, p.1)

PRENTKI,Tim and PRESTON, Sheila. The Applied Theatre reader. London and New York: Routledge, 2009.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Dentro ou fora da escola? In: URDIMENTO - Revista de Estudos em Artes Cênicas – Especial. Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Teatro. – vol. 1, n.10 (dez, 2008) – Florianópolis: UDESC/CEART. Anual.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação