Dez passos adultos na direção da criança performer

  • Marina Marcondes Machado

Resumo

Este texto vai trabalhar atitudes adultas que permitam à criança pequena ser performer e dramaturga de sua vida. São alguns destes passos: propiciar situações para que surjam espaços potenciais (Winnicott); compreender a infância como algo relacionado ao novo: um campo fértil para antiestruturas (Turner); estudar de modo antropológico os eixos estruturadores da cultura da infância (Sarmento); propor formas pré-reflexivas (Merleau-Ponty) de aproximação ao teatro.

Referências

MACHADO, M. M. “A criança é performer”. Revista Educação & Realidade 35(2): 115-138. Maio/agosto 2010.

MACHADO, M. M. Merleau-Ponty & a Educação. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2010.

MERLEAU-PONTY, M. Merleau-Ponty na Sorbonne/Resumo de cursos. Filosofia e Linguagem. Campinas, Papirus, 1990a.

MERLEAU-PONTY, M. Merleau-Ponty na Sorbonne/Resumo de cursos: Psicossociologia e Filosofia. Campinas, Papirus, 1990b.

PINTO, M.; SARMENTO, M. J. (Org.) As Crianças/ Contextos e Identidades. Minho, Universidade do Minho, 1997.

TURNER, V. O Processo Ritual. Estrutura e Antiestrutura. Petrópolis, Vozes, 1974.

WINNICOTT, D. W. Tudo Começa em Casa. São Paulo, Martins Fontes, 1996.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação