Corpo e gesto na experiência do ator: elementos para uma reflexão sobre teatro e educação

  • Marinalva Nicácio de Moura

Resumo

Neste artigo, proponho-me a apresentar uma reflexão que venho desenvolvendo
sobre o corpo e o gesto na experiência do ator, a partir de uma posição que considera a
sensibilidade como potência do conhecimento, evidenciando que a existência é
primeiramente corporal, pois o corpo é a medida primeira de nossa experiência no mundo,
sendo, portanto referência primeira do conhecimento. O desenvolvimento da pesquisa se dá
a partir da atitude fenomenológica inspirada no filósofo francês Maurice Merleau-Ponty.
Refletimos sobre a descrição de uma situação de cena do personagem Gurdulu, no
espetáculo "Matrióchka", do Grupo Estandarte de Teatro/RN. Essa aprendizagem do corpo
no jogo teatral oferece-nos um conhecimento sensível que pode contribuir com as reflexões
sobre a pedagogia teatral.

Referências

CALVINO, Italo. O cavaleiro inexistente. São Paulo: Companhias das Letras, 2005.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elementos da cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac e Naify, 2007.

MERLEUA-PONTY, Maurice. Minha experiência em outrem. In Psicologia e pedagogia da criança: cursos da Sorbonne (1949-1952). Edição de Jacques Prunair. Trad. Ivone Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

_____. O Visível e o Invisível. 3a ed. Trad. Artur Gianotti e Armando Mora. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.

_____. Fenomenologia da Percepção. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_____. O olho e o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

_____. O filósofo e sua sombra. In Textos escolhidos Maurice Merlau-Ponty. Trad. E notas Marilena Chauí. São Paulo: Abril Cultural, 1980 (Coleção Os Pensadores).

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Escritos sobre o corpo: diálogos entre arte, ciência, filosofia e educação. Natal, RN: EDURFN, 2009.

_____. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 3 ed. Natal: EDURFN, 2009.

_____. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

_____. Analise de espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação