Teatro na Prisão: trajetórias individuais e perspectivas coletivas

  • Natália Ribeiro Fiche

Resumo

Esse trabalho apresenta o resultado da pesquisa Teatro na Prisão: trajetórias
individuais e perspectivas coletivas que visou o resgate da historicidade do Projeto de
Extensão Teatro na Prisão – uma experiência pedagógica para a construção do sujeito em
direção à cidadania, iniciado em 1997. Como caminho percorrido, selecionei e entrevistei
sete alunos de graduação da Escola de Teatro do CLA da UNIRIO, participantes do projeto
nos seus primeiros 10 anos no Complexo Penitenciário Frei Caneca: Penitenciária Lemos
Brito, Presídio Nelson Hungria e Casa de Custódia Romero Neto. É um relato que pensa
sobre as possibilidades de amadurecimento da consciência social e pedagógica dos alunosatores do projeto, enquanto sujeitos-cidadãos e a perspectiva dessa prática continuada se revelar como um novo campo de atuação profissional para artistas/educadores.

Referências

ADLER,Victor Hugo, LIGIERO, Zeca, TELLES, Narciso (Org.). Teatro e dança como experiência comunitária. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

_____. O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

FICHE, Natália Ribeiro. Teatro na Prisão: trajetórias individuais e perspectivas coletivas. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2009.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_____. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo, Perspectiva S.A, 1996.

KEIL, Ivete e TIBURI, Márcia (Org). O corpo torturado. Porto Alegre: Escritos Editora, 2004.

MARIA, Elenice (Org.). Educação escolar entre as grades. São Carlos: EdUFSCar, 2007.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar: práticas dramáticas e formação. Tradução: cássia Rachel da Silveira. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

ROCHA, Maria de Lourdes Naylor. Teatro na Prisão: A Dramartugia da Prisão em Cena. Tese (Doutorado em Teatro) – Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2006.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação