“Melodrama da meia-noite” e “Simbá, o marujo”: ações para uma pedagogia do espectador por meio da cena

  • Paulo Merisio

Resumo

Este trabalho tem por meta refletir sobre aspectos ligados à pedagogia do
espectador presentes na estrutura cênica de dois espetáculos dirigidos por mim. Melodrama
da meia-noite está vinculado ao projeto Sentidos do melodrama: poéticas, escritas,
visualidades e potencialidades pedagógicas (DPq UNIRIO/CNPq) e se trata de uma
apresentação aberta ao público de jogo improvisacional calcado em elementos que
constituem o repertório cênico do melodrama; vem sendo apresentado tanto em
Uberlândia/MG, com a Trupe de Truões e alunos do Curso de Teatro da UFU, quanto no Rio
de Janeiro/RJ, com alunos do Curso de Teatro da UNIRIO. Simbá, o marujo está articulado
ao projeto de pesquisa Teatro infanto-juvenil e novas possibilidades dramatúrgicas (DPq/
UNIRIO) e às investigações que o grupo uberlandense Trupe de Truões, dirigido por mim,
vem empreendendo no campo da pedagogia do teatro.

Referências

BROOK, Peter. A porta aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

DESGRANGES, Flavio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

FORBES, Jill. O Boulevard do Crime (Les enfants du paradis). Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

GASCAR, Pierre. Le Boulevard du Crime. Paris, Hachette, 1980.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação