A educação emocional por meio da linguagem dramática

  • Regina Maria Silva Santos

Resumo

A contribuição que pretendemos apresentar diz respeito ao papel do teatro sua
influência no desenvolvimento emocional do indivíduo. Utilizando como referência o
paralelismo entre self emocional e teatro como linguagem de trabalho preventivo-educativo, servindo como mediador do processo de socialização, contribuindo na formação de um ser crítico, autocrítico, ampliando o conhecimento que ele tem de si, da realidade que lhe rodeia. Ao mesmo tempo em que busca responder questionamentos do processo de
ensino/aprendizagem. Os autores: R, Bisquierra, H.Gardner, Laferriére, J. Herrero J. Cañas,
Ingrid Koudela, J.L. Moreno, M.T, Ferraz e nossa experiência têm demonstrando à
correlação entre o sentido do humor, competência emocional e as competências cognitivas,
afetivas e morais dos alunos.

Referências

BISQUIERRA, R. Educación Emocional y Bienestar. Barcelona. Praxis, 2006.

CANAS, J. Didáctica de La Expresión Dramática. Barcelona. Octaedro, 2000.

FERRAZ, M.T. Metodología do Ensino de Arte. São Paulo. Cortez, 1995.

GARDNER, H. Inteligencia Múltiples, La Teoría en la Práctica. Buenos Aires, 1995.

GOLEMAN, Daniel. Inteligencia Emocional. Barcelona. Editora Kairos, 2006.

HERRERO, J. Campos. Inteligência Emocional; sus Capacidades, mas Humana Madrid. Editorial San Pablo, 2001.

KOUDELA, I. Jogos Teatrais. São Paulo. Perspectiva, 1992.

LAFERRIÉRE, G. Palabras para la Acción. Ciudad Real. Editorial Ñaque, 2005.

MORENO, J. L. Psicodrama. México. Fondo de Cultura Económica, 1995.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação