Teatro e Comunidade: reflexões de uma Etnocenologia participativa na Cia ZAP 18 e bairro Serrano (BH)

  • Renata Patrícia da Silva

Resumo

A presença da Cia. Teatral ZAP 18 e a sede do grupo no periférico bairro Serrano,
região marcada pela exclusão social e por altos índices de violência urbana, constituem o
corpo de interesse dessa pesquisa de Mestrado realizada na UFMG. Este artigo compõe o
início dessa investigação que tem como objetivo o mapeamento das práticas espetaculares
exercidas na comunidade, incluindo-se as de caráter religioso, festivo ou de teatro amador,
dentre outras e, a relação da ZAP com essas manifestações, tendo como referência o tema
Teatro e Comunidade. Assim, pretende-se avançar na relação com a comunidade residente
no entorno da sede do grupo, estreitando contatos que parecem se adequar ao conceito de
Etnocenologia aplicada, tomando-se por base os caminhos já percorridos pela
Etnomusicologia.

Referências

ARAÚJO, Samuel; PAZ, Gaspar; CAMBRIA, Vincenzo (org.). Música em Debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2008.

BARBA, Eugênio; SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1995.

CARREIRA, André; PINHEIRO, Patrícia. Uso teatral do espaço urbano: Experiências do Grupo ZAP 18 e Companhia Candongas. Revista Da Pesquisa: Revista de investigação em Artes. Florianópolis, 2006 – vol. 02; n° 02. Disponível em:

http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume2/numero2/cenicas.htm >. Acesso em 24/04/2010.

CRUZ, Jan Cohen. Entre o Ritual e a Arte. Revista Urdimento Especial. Florianópolis, Dezembro 2008 – n° 10, p. 95 – 125.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

_____. Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2006.

GREINER, Christine: BIÃO, Armindo (org.). Etnocenologia: Textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1998.

NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro com meninos e meninas de ruas: nos caminhos do grupo Ventoforte. São Paulo: Perspectiva, 2008.

_____. Márcia Pompeo. Buscando uma interação teatral poética e dialógica com a comunidade. Revista Urdimento. Florianópolis, Dezembro 2002 – nº 4, p. 70 – 89.

_____. Márcia Pompeo. Teatro e Comunidade: dialogando com Brecht e Paulo Freire. Revista Urdimento. Florianópolis, Dezembro 2007 - Vol. 1, nº 9 – p. 69 – 86.

_____. Márcia Pompeo. Teatro para o desenvolvimento e sua contribuição para o teatro em comunidade. Mini-curso. Memória ABRACE VII. Anais do III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Florianópolis, Outubro 2003, p. 405 – 406.

_____. Márcia Pompeo. A opção pelo teatro em comunidades: alternativas de pesquisa. Revista Urdimento Especial. Florianópolis, Dezembro 2008 – nº 10, p. 127 – 136.

ROCHA, Maria Aparecida Falabella. De sonho & drama a ZAP 18: a construção de uma identidade. Dissertação (mestrado). Belo Horizonte: UFMG, Escola de Belas Artes, 2004.

Escola Belas Artes da UFMG. Dissertação defendida em 03 de abril de 2006.

SILVA, Jessé Guimarães da. A arte de ser cidadão: experiências de jovens sociais a partir do teatro/ Jessé Guimarães da Silva; Solange Jobim e Souza (orientadora). Rio de Janeiro, 2008. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC

– RJ.

TELLES, Narciso, FLORENTINO, Adilson (org.). Cartografia do ensino do teatro. Uberlândia, EDUFU, 2009.

_____. Narciso. Pedagogia do Teatro e o Teatro de Rua. Porto Alegre: Mediação, 2008

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação