Teatro e Infância: Em Busca da Poética do Devir

  • Sidmar Gomes

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretende a análise das relações entre a cena
teatral contemporânea e a infância. Apresenta duas frentes complementares: primeiramente, propõe um mapeamento e reflexão acerca das atividades teatrais destinadas à infância, a partir de acompanhamento de aulas de teatro para crianças e peças de grupos teatrais profissionais em São Paulo. Em seguida, propõe a criação de um espetáculo em conjunto entre crianças e adultos que explorará a relação entre o fazer teatral POR crianças e o fazer teatral PARA crianças.

Referências

ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 2008.

ÀRIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

COHN. Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CORSARO, W. A. A reprodução interpretativa no brincar de faz-de-conta das crianças. Educação, Sociedade e Cultura. N. 17, p. 113-134.

GUÉNOUN, Denis. O Teatro é Necessário?. São Paulo: Perspectiva, 2004.

KINCHELOE, Joe L.; STEINBERG, Shirley R. (Org.). Cultura Infantil: A construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

PONTY, Maurice Merleau. Psicologia e Pedagogia da Criança. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

POSTIMAN, Neil. O Desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

PUPO, Maria Lúcia de Souza B. Pupo. No Reino da Desigualdade. São Paulo: Perspectiva, 1991.

SARMENTO, Manuel. As Culturas da Infância Nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade. WWW.cedic.iec.uminho.pt/textos_de_trabalho/textos/encruzilhadas.pdf, 2010.

SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de. (Org.). Estudos da Infância: Educação e Práticas Sociais. Petropolis, RJ: Vozes, 2009.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação