Dialogismo no protocolo do professor-artista

  • Tânia Cristina dos Santos Boy

Resumo

Este artigo busca compreender a presença da dialogismo nos protocolos dos alunos no curso de licenciatura em Arte-educação/Teatro na Universidade de Sorocaba e sua colaboração na formação do professor-artísta. Fundamentados em Bakthin, Brecht, Foucault e Koudela analisamos a Escrita de Si presente nos protocolos dos alunos durante a montagem do espetáculo “De nada, nada virá” dirigido pela encenadora Ingrid Koudela.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto. In: Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997a. p.327-358.

_____. Apontamentos 1970-1971. In: Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997b. p. 369-414.

_____. [VOLOSHINOV, V. N]. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

_____. O discurso em Dostoiévski. In: Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução de Paulo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. p.181-275.

_____. O discurso no romance. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1998. p.72-163.

_____. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BRECHT, Berthold. Teatro Completo 04. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1994.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias lingüísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.

FOUCAULT.Michael. A História da Sexualidade vol. 3 – o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

KOUDELA, Ingrid D. Um vôo Brechtiano. São Paulo: Perspectiva, 1992.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem do Círculo de Bakhtin. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 152-183.

RONCARI, Luiz. Prefácio. In: PESSOA DE BARROS, Diana Luz e FIORIN, José Luiz. (orgs) Dialogismo, polifonia, intertextualidade em torno de Bakhtin. Revista Ensaios de Cultura. São Paulo: EDUSP, 1994, nº. 07.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação