Arte & ciência no imaginário de jovens artistas

  • Thelma Lopes Carlos Gardair

Resumo

O presente trabalho investiga a percepção de jovens sobre Arte e Ciência e
integra pesquisa de doutoramento que explora aproximações entre Ciência e Teatro, suas
possíveis relações com o ensino não-formal de Ciências, e o papel potencializador do
Teatro na construção de imagens mais humanizadas dos cientista e artista. Foram
planejadas entrevistas com jovens, entre 12 e 17 anos, inseridos em atividades de iniciação
científica e teatral. Participam da pesquisa alunos do Programa de vocação científica
(PROVOC/FIOCRUZ), da Casa das Artes de Laranjeiras e do Colégio Salesiano. Na etapa
atual, 83 "jovens artistas" responderam questionários e revelaram suas visões sobre Arte e
Ciência. O estudo é pautado em pesquisas que relacionam História da Ciência e do Teatro,
Pedagogia do Teatro e Educação.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRAGA, E, S. A constituição social do desenvolvimento. In: Revista Educação. História da Pedagogia 2. São Paulo: Editora Segmento, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 2000. Disponível em :

<http://www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf> Acesso em: 30 jun. 2010.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LOPES, T; SCHALL, V.T. O Cientista no imaginário de jovens cientistas e artistas. Memórias da RED-POP. Montevideo, 6 p. 2009. Disponível em:

Acesso em: 12 jul. 2010.

MEIS, L. Ciência e educação: o conflito humano-tecnológico. São Paulo: Senac, 2008.

MENDES, I. A.; DUBOC, A. L.; KAUFMANN, C. et al. Avicênia descobrindo e mapeando competências para a formação de uma rede de saberes. Memórias da RED-POP. Costa

Rica, 9 p. 2007. Disponível em:<http://www.cientec.or.cr/pop/2007/BR-IsabelMendes.pdf> Acesso em: 02 mar. 2010.

PORTO, Angela. Representações sociais da tuberculose: estigma e preconceito. Revista de Saúde Pública. Vol. 41. Supl. 1. São Paulo, 2007. Disponível em:

http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89102007000800007&script=sci_arttext >. Acesso em: 02 jul. 2010.

ROMÃO, F. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Revista Educação e Pesquisa. Vol. 36. n. 1. São Paulo, 2010. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-

&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 05 ago. 2010.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2004.

ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 2006.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação