Abordagens prático-metodológicas: a oficina de vivência teatral

  • Urânia Maia

Resumo

Este trabalho apresenta os procedimentos operacionais adotados na Oficina de Teatro realizada com um grupo de jovens de um bairro popular de Salvador, resultado prático do meu doutorado em Teatro-Educação desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. A base metodológica da Oficina foi a aplicação das peças didáticas de Bertolt Brecht e de jogos teatrais. Meu intuito foi o de utilizar esses dois recursos no processo de criação de textos, sensibilização para o exercício da cidadania e a construção de um espetáculo teatral cuja comunicação com o público fosse eficaz e demonstrasse relativo apuro técnico. Neste artigo apresento como as peças didáticas foram aplicadas na oficina e sua repercussão no processo educacional, além o processo de criação de textos e o processo da montagem do texto teatral elaborado, adaptado e contextualizado pelos participantes da oficina.

Referências

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978. (Logos).

_____. Teatro completo em 12 volumes/ V.3; tradução Fernando Peixoto, Renato Borghi e Wolfgng Bader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

_____. Teatro completo em 12 volumes/ V.4; tradução Fernando Peixoto, Renato Borghi e Wolfgng Bader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

_____. Teatro completo em 12 volumes/ V.5; tradução Fernando Peixoto, Renato Borghi e Wolfgng Bader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

_____. Teatro completo em 12 volumes/ V.6; tradução Fernando Peixoto, Renato Borghi e Wolfgng Bader. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e jogo. São Paulo: Perspectiva, 1996.

PEIXOTO, Fernando. Brecht: vida e obra. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação