Da névoa ao límpido: pistas sobre o processo de pesquisa em Artes Cênicas

  • Vinícius da Silva Lírio

Resumo

O artigo trata da problemática que tem permeado a pesquisa acadêmica no campo
das Artes Cênicas. A partir da análise de algumas vertentes teórico-epistemológicas, buscase refletir acerca da relação entre as teorias do teatro, a prática teatral em si e a visão que se lança sobre esta última à luz das primeiras, bem como reconhecer as pistas que têm sido geradas pelas pesquisas desenvolvidas, no seio da conjuntura acadêmica do século XXI, quanto às especificidades desse campo do saber. É estabelecido um esforço reflexivodialético entre a pesquisa de Mestrado do autor e os construtos teóricos ora desenvolvidos acerca das diversas conjecturas já lançadas em torno das pesquisas acadêmicas, em especial no que tange as metodologias e aportes teórico-epistemológicos, no seio das Artes Cênicas.

Referências

COUTINHO, Denise; SANTOS, Eleonora. Epistemologias não-cartesianas na interface artes-humanidades. Repertório: Teatro & Dança. Salvador, 2010 (no prelo).

DOMENICI, Eloisa. A pesquisa das danças populares brasileiras: questões epistemológicas para as artes cênicas. In.: Caderno Treco, nº 1, Salvador, EDUFA, 2007 (no prelo).

MATERNO, Angela. O olho e a névoa: considerações sobre a teoria do teatro: In.: Sala Preta. Revista de Artes Cênicas, nº 3. São Paulo, ECA/USP, 2003, p. 31-41.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em artes: um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 1998.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação