Romeu e Julieta no bairro Canaã: reflexões sobre o ensino do teatro com adolescentes de uma comunidade da periferia de Uberlândia

  • Wellington Menegaz de Paula

Resumo

Neste artigo será analisada uma experiência que aconteceu no ano de 2005, com
aproximadamente trinta adolescentes que faziam parte do Projeto de Teatro desenvolvido
como atividade extracurricular da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Rezende,
localizada no bairro Jardim Canaã do município de Uberlândia Minas Gerais. A experiência
se refere a um processo artístico desenvolvido na referida instituição de ensino, que deu
origem ao espetáculo Romeu e Julieta na Terra Prometida. Esse processo será analisado
com base teórica no ensino do teatro com adolescentes e em algumas ideias do sociólogo
Henry A. Giroux, como o processo de desenvolver nos alunos o potencial reflexivo e a
aquisição de capital cultural.

Referências

FEFFERMAN, Marisa. Vidas Arriscadas – o cotidiano dos jovens trabalhadores do tráfico. São Paulo: Vozes, 2006.

GIROUX, Henry. A escola crítica e a política cultural. Tradução Dagmar M. L. Zibas. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.

Seção
Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação