A contribuição de Cormac Power como alternativa a teorias dicotômicas da presença em Artes Cênicas

  • Pedro Rodrigo Penuela Sanches Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho pretende apresentar resumidamente teses defendidas por Cormac Power, autor ainda pouco citado e conhecido no campo dos estudos em artes cênicas no Brasil, apontando-as como um exemplo possível de teorização sobre a presença que aborda e procura superar certos problemas em que incorrem teorias mais conhecidas, ao basearem-se em alguma forma de dicotomia entre a presença e o sentido, a ficcionalidade ou a representação. Para isso, retoma-se o trabalho de alguns críticos e teóricos das artes cênicas e da estética que, a nosso ver, constrõem teorizações dicotômicas, a fim de apontar os problemas conceituais que tais dicotomias acarretam e, portanto, a necessidade de conceituações não-dicotômicas, tal como encontramos no trabalho do autor mencionado, apresentado em seguida.

Biografia do Autor

Pedro Rodrigo Penuela Sanches, Universidade de São Paulo
Artista da dança, psicólogo e pesquisador. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

Referências

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Publicado
2019-05-14
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção