Inter-relações entre teoria e prática cênica em um processo de criação dramatúrgica do ator

Resumo

Aqui são apresentados os resultados de pesquisa realizada durante Doutorado em Ciências do Espetáculo, cujo objetivo foi sistematizar o processo de criação dramatúrgica do ator. A pesquisa empírica consistiu em um experimento de criação e encenação de uma dramaturgia a partir da personagem bíblica Maria Madalena, inspirado na teoria e prática de profissionais do teatro contemporâneo, mesclando distintas metodologias de prática cênica. A pesquisa foi articulada em cinco etapas: 1) Experimento de criação dramatúrgica; 2) Planejamento da encenação; 3) Preparação da encenação; 4) Aplicação do experimento nas Artes Cênicas seguida de oficina prática do processo, e 5) Sistematização do processo de criação dramatúrgica do ator. Com base nos estudos práticos realizados e pressupostos teóricos foi estruturada uma proposta metodológica do processo de criação dramatúrgica do ator, dividida em duas partes complementares. A primeira aborda o trabalho do ator como intérprete, enquanto a segunda versa sobre o trabalho do ator quando se coloca como dramaturgo de si mesmo.

Biografia do Autor

Elisa Martins Lucas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências do Espetáculo Universidade de Sevilha e em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestrado em Artes Cênicas também pela UNIRIO. Bacharel em Artes Cênicas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado
2019-05-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo