Drags demônias – o grupo cultural belemense em análise

  • Juliana Bentes Nascimento Universidade Federal do Pará

Resumo

Desde 2014, na cidade de Belém, o grupo cultural que se auto identifica com o nome “Drags Demônias” tem quebrado diversos paradigmas que rodeiam a arte drag; reagindo artisticamente de acordo com uma construção filosófica e atravessamentos específicos. Em um primeiro momento organiza-se através de um estudo bibliográfico e análise através de história oral, seguido de um estudo dos conceitos que conversam com a arte drag (como drag queen, drag king, drag queer, transformista, cross-dresser, travesti, transgêneros, etc.) e revisitando algumas confusões e alterações dessas estruturas conceituais e convergindo com a produção contemporânea. Partindo para um segundo momento onde, através de observação e análise, identifica-se a gênese do grupo como subgênero direto da arte Drag Queer. Partindo do princípio que esta consiste na não-definição de um gênero específico na sua construção poética; abrindo novas possibilidades de atravessamentos, percepções e estéticas. A Demônia, muito além da estética e do sincretismo cristão, remete ao demônio interior, ao grego daimon, ao destino – ethos anthropo daimon. Além de alimentar arcabouço teórico sobre o tema e suas transgressões e variações.

Biografia do Autor

Juliana Bentes Nascimento, Universidade Federal do Pará
Mestranda - PPGArtes. ICA – Universidade Federal do Pará.

Referências

ALVES, Syntia. Mulheres trágicas de Shakespeare: Ofélia, Julieta e Lady Macbeth. Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política. ISSN 1982-6672, v. 6, n. 17, p. 51-66, 2013.

BAKER, Roger. Drag: A history of female impersonation in the performing arts. NYU Press, 1994.

BORTOLOZZI, Remom Matheus. A Arte Transformista Brasileira: Rotas para uma genealogia decolonial. Quaderns de Psicologia, v. 17, n. 3, p. 123-134, 2015.

BRASIL, Priscilla. As Filhas da Chiquita. Documentário, 52 min., cor, Brasil. 2006.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

CUNIBERTO, Flavio. "Etimologia e mitologia del 'daimon'", em: Angelucci, Daniela (org.). Arte e daimon. Macerata: Quodlibet, 2002, pp. 15-28.

CASTRO, Fábio Fonseca. A identidade encenada. A produção artística de Belém como laboratório e teatro da identidade amazônica. Contemporânea (Título não-corrente), v. 10, n. 2, 2012.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Editora UFMG, 2006.

JATENE, Isabela. Drag queens, rainhas ou dragões? a sociabilidade das tribos urbanas em Belém. 1997. 246f. Diss. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal do Pará, Belém, 1997.

LACERDA, Franciane Gama. "Merecedoras das páginas da história": memórias e representações da vida e da morte femininas (Belém, séculos XIX e XX). Cad. Pagu n 38 Campinas Jan./Junho 2012.

LIMA, Agatha. Mitos sobre pessoas trans e travestis que precisam ser combatidos. Portal M de Mulher, não paginado, 2017. Entrevista concedida a Lucas Castilho. Disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/7-mitos-sobre-pessoas-transexuais-e-travestis-que-precisam-ser-combatidos/.

LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. Editora Companhia das Letras, 2000.

LOUREIRO, João. A etnocenologia poética do mito. Revista Ensaio Geral, v. 1, n. 2, 2011.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer-uma política pós-identitária para a educação. Red Revista Estudos Feministas, 2000.

MARONEZE, Bruno Oliveira. Um estudo da nominalização no Português do Brasil com base em unidades lexicais neológicas. 2005.

MELLO, Carlos Antônio Andrade. Um olhar sobre o fetichismo. Reverso, v. 29, n. 54, p. 71-76, 2007.

MESQUITA, Marina Leitão. O amadrinhamento como forma de sociabilidade: uma análise antropológica de uma família drag queen. In: XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. 2011.

MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, v. 11, n. 21, 2009.

LOPES, Luiz Paulo da Moita. Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas: Mercado de Letras, p. 13-38, 2003.

MONTSERRAT, Sarah de. 2017. Entrevista concedida a Juliana Bentes.

NOGUEIRA, Carlos Roberto F. O Diabo no Imaginário Cristão. Bauru: EDUSC, 2002

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, v. 5, n. 10, p. 200-215, 1992.

RIBEIRO, Milton. “E a Quadrilha Toda Grita... Viva a Filha Da Chiquita!”. Notas Etnográficas da Festa da Chiquita Em Belém-PA. Ponto Urbe. Revista do núcleo de antropologia urbana da USP, n. 16, 2015.

ROBERTSON, Roland. Globalização: teoria social e cultura global. Editora Vozes, 2000.

RUETHER, Rosemary Radford. Sexismo e religião: rumo a uma teologia feminista. Sinodal, 1993.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. Annablume, 1998.

TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes, 1974.

VENCATO, Anna Paula et al. Fervendo com as drags: corporalidades e performances de drag queens em territórios gays da Ilha de Santa Catarina. 2002.

VENCATO, Anna Paula. Negociando desejos e fantasias: corpo, gênero, sexualidade e subjetividade em homens que praticam crossdressing. Prazeres dissidentes. Rio de Janeiro, CLAM-Garamond, p. 93-117, 2009.

VILARINS, André Luiz Rodrigues. Se não for pra causar nem saio de casa: Drag Queen como potência pedagógica. 2015.

WILLIAMS, Raymond. A fração Bloomsbury. Revista Plural. São Paulo: USP, 1999.

Publicado
2019-05-08
Seção
Estudos da Performance