A importância da criação do Circo Moderno por Philip Astley para a construção da dramaturgia do circo-teatro brasileiro

  • Eliene Benicio Amancio Costa Universidade Federal da Bahia

Resumo

Estudo sobre a criação do Circo Moderno por Philip Astley, no século XVIII, na Inglaterra e na França, ao unir o volteio sobre cavalos com as atrações dos artistas de feiras, acrescentando ao espetáculo, representações de farsas e de pantomimas equestres; e como este tipo de espetáculo transformou-se no Brasil, no circo-teatro, com características e linguagens próprias.

 

Essa pesquisa situa-se no campo em que a dramaturgia do circo-teatro é fruto das estéticas e poéticas produzidas ao longo da história do teatro e técnicas desenvolvidas no percurso da história do circo.

SILVA, Ermínia

Biografia do Autor

Eliene Benicio Amancio Costa, Universidade Federal da Bahia
Professora titular do Departamento de Técnicas do espetáculo da escola de Teatro da UFBA.

Referências

ABREU, Brício de. Esses populares tão desconhecidos. Rio de Janeiro: Raposo Carneiro, 1963.

BARRIGUELI, José Cláudio. O teatro popular rural: o circo-teatro. Debate e Crítica, São Paulo, n°3, 1974.

BEMROSE, Paul. Circus Genius: A tribute to Philp Astley 1742-1814. Priory Publications: Newcastle-under-Lyme, 1992.

BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CEDRAN, Lourdes. O circo. São Paulo: Paço das artes. 1978.

CERVELATTI, Alessandro. Storia del Circo. Bologna; Il resto Del Carlino, 1956.

COSTA, Cristina (org.). Comunicação e Censura – o circo-teatro na produção cultural paulista de 1930 a 1970. São Paulo: Terceira Margem, 2006.]

COSTA, Eliene Benício Amancio. Saltimbancos Urbanos: a influência do circo na renovação do teatro brasileiro nas décadas de 80 e 90. (Tese de Doutorado). ECA/USP. 1999.

CROFT-COOKE, Rupert & COTES, Peter. Circus: historie internacionale du cirque. Paris, Editions Albin Michel, 1977.

SOUZA JUNIOR, Walter de. As farsas de Piolin: entre o grotesco e a contemporaneidade para a Revista Repertório Teatro & Dança, Ano 10, n°15, dezembro 2010, p.77.

MAGNANI, J. G. C. Festa no Pedaço: cultura popular e lazer na cidade de São Paulo. São Paulo: Brasiliense, 1984.

MILITELLO, Dirce. Terceiro Sinal. São Paulo: Mercury Prod. Artísticas.

NOVELLI, João Batista, coord. Circo paulistano, arquitetura nômade. São Paulo: IDART, 1980. 102p.

PRETINI, Giancarlo. Antonio Franconi e la nascita del circo. Trapezio Libri, 1983.

RUIZ, Roberto. Hoje tem espetáculo? As origens do circo no Brasil. Rio de Janeiro: INACEN, 1987.

SILVA, Ermínia. O circo: sua arte e seus saberes. O Circo no Brasil do final do século XIX a meados do XX. 1996. 162p. Dissertação (Mestrado). UNICAMP.

SILVA, Ermínia. Circo-Teatro – Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.

SILVA, Reginaldo Carvalho. Dionísio pelos trilhos do trem: circo e teatro no interior da Bahia, Brasil, na primeira metade do século XX – Salvador – 2014. 358f. il.

TINHORÃO, José Ramos. Os sons que vem da rua. Rio de Janeiro: Ed. Tinhorão, 1976.

VARGAS, Maria Thereza, coord. Circo, espetáculo de periferia. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Informação e Documentação Artísticas, 1981.

WALFORD, Edward; THORNBURY, Walter. Old and New London, etc. VI. Historical Collection From the British Library. Cassel, Petter, Galfin & Co, London, Paris & New York. Sites: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/

Publicado
2019-05-08
Seção
Circo e Comicidade