Medusa ao reverso: relações entre o conceito de “Corpo Duradouro” e o processo de criação em dança

  • Kamilla Mesquita Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Este é um estudo performativo que investiga as possíveis relações entre o conceito de “Corpo Duradouro” de Joseph Campbell e a experiência pessoal como artista e pesquisadora dentro de uma criação duradoura que se mantém e se atualiza há mais de cinco anos, tanto no meu próprio corpo como bailarina-criadora, como também em demais reverberações poéticas que se deram, ao longo destes anos, por meio de encontros potentes com outros artistas das mais diversas linguagens.

 

Biografia do Autor

Kamilla Mesquita Oliveira, Universidade Federal de Alagoas
Docente do Curso de Licenciatura em Dança - ICHCA (instituro de Ciencias Humanas, Comunicação e Artes) da Universidade Federal de Alagoas. Atuante na área de Práticas de Dança.

Referências

CAMPBELL, J. As Transformações do Mito através do Tempo. São Paulo: Cultrix, 2015.

KELEMAN, S. Mito e Corpo: uma conversa com Joseph Campell. São Paulo: Summus, 2001.

MILLER, J. Qual é o Corpo que Dança? Dança e Educação Somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

OLIVEIRA, K. Medusa ao Reverso: Corpando Mitos -Tese de Doutorado- Campinas: UNICAMP, 2016.

VIANNA, K. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.

VIVAS, R. Silênio e Dionísio: detalhe da decoração parietal da Vila dos Mistérios. Disponível em: https://rodrigovivas.files.wordpress.com/2010/01/misteriro.jpg. Acessado em 05 de novembro de 2018.

Publicado
2019-05-09
Seção
Mito, Imagem e Cena