A criação de figurino: reflexões e exercício (II)

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o processo de criação do figurino cênico para o cortejo Auto do Círio, evento anual, de caráter artístico cultural que acontece na segunda sexta-feira do mês de Outubro, na cidade de Belém do Pará. A reflexão proposta encontra amparo na adequação a conceitos práticos existentes em Appia (2010) e Artaud (2010) enquanto componente da cena e, em Oiticica (2003) em seu usufruto no sentido proposto em seus Parangolés, sua mobilidade e materialidade aliada a finalidade de um espetáculo que anda e discutidos em sala de aula nas disciplinas de desenho e criação. O espetáculo que miscigenisa carnaval, procissão e fé pelas ruas do bairro mais religioso - a Cidade Velha, local de origem da cidade. O tema, a portabilidade, a modelagem e os materiais que lhe dão sustentabilidade são considerados ante aos recursos financeiros e aos momentos heurísticos, como exercício de criação com bases na historia da Arte.

Biografia do Autor

Neder Roberto Charone, Universidade Federal do Pará
Gradiação em arquitetura, mestre em educação. Instituto de Ciências da Arte, UFPA.

Referências

ASSIS, Wagner. Marcos Flaksman – universos paralelos. São Paulo, Imprensa Oficial, 2010.

DORFLES, Gillo. Modas & Modos. Lisboa, Edições 70, 1979.

JACQUES, Paula Berenstain. Estética da Ginga - a arquitetura das favelas através da obra de Helio Oiticica. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2003.

KÖHLER, Carl. Historia do Vestuário. São Paulo, Martins Fontes, 2001.

MOREIRA, Francisco Edilberto Barbosa. Tres vestidos fazem pra se apresentar – um estudo sobre o vestir no espetáculo “O Auto do Cirio”. Diss. Mestrado ICA/UFPA. Belém. 2012.

MUNIZ, Rosane. Vestir os Nus - o figurino em cena. Rio de Janeiro, Editora SENAC, 2004.

RIVERA, Tania. Helio Oiticica e a arquitetura do sujeito. Niteroi,Editora UFF,2012.

VIANA, Fausto. Figurino Teatral e as renovações do século XX. São Paulo. Estação das Letras/FAPESP, 2010.

Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si