A encenação como prática pedagógica dentro do ensino fundamental

  • Pedro Haddad Martins Universidade Estadual Paulista

Resumo

Esta presente comunicação relata, e apresenta uma reflexão teórico-prática, a respeito de processos de montagem e apresentação de peças com crianças dentro do Ensino Fundamental. A partir da experiência com 38 turmas de alunos-atores, coloca-se em foco a encenação como prática pedagógica, expediente potente para firmar o teatro como área específica de conhecimento na escola, consolidando a experiência estética como fundamental para a formação teatral, afastando as montagens de uma “prática diretiva”.  As autoras norte americanas Winifred Ward e Viola Spolin servem de escopo teórico-prático para a abordagem de textos teatrais clássicos e para a criação de uma dramaturgia original, evidenciando a coautoria dos alunos-atores, que coloca a tradição teatral em jogo, e afirma a condição de “ser criança” como elemento de construção de linguagem.

Biografia do Autor

Pedro Haddad Martins, Universidade Estadual Paulista
Prof. Dr. do Departamento de Artes Cênicas e Fundamentos da Comunicação (DACEFC) do Instituto de Artes da UNESP, área de Pedagogia do Teatro e Prática de Ensino em Artes Cênicas. Membro fundador da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo:

Cortez, 2001.

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a

Educação. São Paulo: Editora 34, 2002.

DEWEY, John. A Arte como experiência. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

(Col. Os Pensadores).

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro

performativo. In: Sala Preta. Revista do Depto. de Artes Cênicas da

ECAUSP, n. 8/2008, 197-210. São Paulo: EDUSP, 2008.

KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2004.

KOUDELA, Ingrid; ALMEIDA JR., José Simões (Orgs.). Léxico de

pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015

MARTINS, Pedro Haddad. Pedagogia em performance: uma abordagem

do ensino do teatro na escola básica. 2017. Tese (doutorado em

Pedagogia do teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de

São Paulo, são Paulo, 2017.

SCHECHNER, Richard. Performance studies, an introduction.

London/New York. Routledge: 2007.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Trad. de Ingrid Dormien

Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2006.

WARD, Winifred. Creative Dramatics. Nova Iorque: D. Appleton and

Company, 1930.

WARD, Winifred. Theatre for children. Kentucky: The children’s theatre press, 1950.

WARD, Winifred. Playmaking with children, from kindergarten

through junior high school. Nova Iorque: Appleton-Century-Crofts, 1957.

WARD, Winifred. Stories to dramatize. Nova Orleans: Anchorage

Press, 1986.

Publicado
2019-05-09
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas