A encenação como prática pedagógica dentro do ensino fundamental
Resumo
Esta presente comunicação relata, e apresenta uma reflexão teórico-prática, a respeito de processos de montagem e apresentação de peças com crianças dentro do Ensino Fundamental. A partir da experiência com 38 turmas de alunos-atores, coloca-se em foco a encenação como prática pedagógica, expediente potente para firmar o teatro como área específica de conhecimento na escola, consolidando a experiência estética como fundamental para a formação teatral, afastando as montagens de uma “prática diretiva”. As autoras norte americanas Winifred Ward e Viola Spolin servem de escopo teórico-prático para a abordagem de textos teatrais clássicos e para a criação de uma dramaturgia original, evidenciando a coautoria dos alunos-atores, que coloca a tradição teatral em jogo, e afirma a condição de “ser criança” como elemento de construção de linguagem.
Referências
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo:
Cortez, 2001.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a
Educação. São Paulo: Editora 34, 2002.
DEWEY, John. A Arte como experiência. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
(Col. Os Pensadores).
FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro
performativo. In: Sala Preta. Revista do Depto. de Artes Cênicas da
ECAUSP, n. 8/2008, 197-210. São Paulo: EDUSP, 2008.
KOUDELA, Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2004.
KOUDELA, Ingrid; ALMEIDA JR., José Simões (Orgs.). Léxico de
pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015
MARTINS, Pedro Haddad. Pedagogia em performance: uma abordagem
do ensino do teatro na escola básica. 2017. Tese (doutorado em
Pedagogia do teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de
São Paulo, são Paulo, 2017.
SCHECHNER, Richard. Performance studies, an introduction.
London/New York. Routledge: 2007.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Trad. de Ingrid Dormien
Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2006.
WARD, Winifred. Creative Dramatics. Nova Iorque: D. Appleton and
Company, 1930.
WARD, Winifred. Theatre for children. Kentucky: The children’s theatre press, 1950.
WARD, Winifred. Playmaking with children, from kindergarten
through junior high school. Nova Iorque: Appleton-Century-Crofts, 1957.
WARD, Winifred. Stories to dramatize. Nova Orleans: Anchorage
Press, 1986.