Diversidade e desvio: estratégias da comédia Egotrip

  • João Alberto Lima Sanches Universidade Federal da Bahia

Resumo

O artigo discute aspectos da dramaturgia e da encenação de Egotrip: ser, ou não ser? Eis a comédia, peça do dramaturgo e encenador João Sanches, publicada pela Coleção Dramaturgia da EDUFBA. Baseando-se na noção de desvio, desenvolvida pelo teórico e dramaturgo francês Jean-Pierre Sarrazac, este estudo concentra-se nas estratégias de composição que contrariam princípios tradicionais. Com essa perspectiva, o artigo destaca procedimentos como a alternância rapsódica de diferentes modos de enunciação (épica, lírica e dramática), a fragmentação/interrupção da fábula, a mutiplicidade de tempos e espaços e os enquadramentos mono e metadramáticos dessa dramaturgia.

Biografia do Autor

João Alberto Lima Sanches, Universidade Federal da Bahia
Dramaturgo, encenador e iluminador. Professor Doutor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, departamento de Técnicas do Espetáculo.

Referências

AMORIM, Marilia. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec Editora, 2010.

DANAN, Joseph. Monodrama (polifônico). In: SARRAZAC, Jean-Pierre et al.(Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

LARIÚ, N. Dicionário de baianês. Salvador: GraphCo produções Gráficas, 1991.

LOPES, Cássia. Prefácio. In: SANCHES, João. Egotrip: ser ou não ser? Eis a comédia. Salvador: EDUFBA, 2017.

SANCHES, João. Egotrip: Ser ou não ser? Eis a comédia. Salvador: Edufba, 2017.

SARRAZAC, Jean-Pierre et al. (Org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O futuro do drama. Porto: Campo das Letras, 2002.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Publicado
2019-05-08
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade