Repensando os paradigmas das constituintes cênicas na Era Digital

  • Gislaine Regina Pozzetti Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

RESUMO: Este artigo é parte da tese de douramento apresentada em 2017 à PUC-SP; tem como objetivo repensar as constituintes cênicas pelo viés das tecnologias emergentes. Coloca-se, assim, a problemática que envolve  a compreensão das práticas teatrais clássicas e a hibridização com as tecnologias atuais. Utiliza-se como metodologia a análise de 08 (oito) espetáculos, a saber: Play on Earth, Jukebox 1, @.com, Ato de Comunhão, Marlowe: o judeu de Malta, Ovono, Such Tweet Sorrow e Feliz Aniversário que dialogam com os paradigmas da presença, do espectador, do ator, do cenário, do figurino e da escritura dramática. Depreende-se, assim, que a coexistência de paradigmas anteriores e paradigmas atuais – advindos das releitura ou atualização,  são essenciais às práticas que desejam representar o século XXI, entendendo que as tecnologias digitais atuais têm capacidade de transcender o pensamento axiomático, ampliando a lente que habitualmente usamos para ver, ouvir e sentir, desconstruindo-a e recompondo-a para que possamos entender a nova sociedade que se configura por meio da relação homem e máquinas.

 

 

Biografia do Autor

Gislaine Regina Pozzetti, Universidade do Estado do Amazonas
Prodessora Adjunta do curso de teatro da UNiversidade do Estado do Amazonas. Desenvolve pesquisas na área de dramaturgia e tecnologias hibridizadas às constituintes teatrais.

Referências

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Publicado
2019-05-08
Seção
História das Artes e do Espetáculo