Teatro de Comedia do Paraná na sua 1a. fase (1962-1969). Intervenção oral na mesa temática “Teatro e História: entre o ofício e a arte"

Resumo

O propósito desta intervenção foi de “passar a limpo” a minha trajetória pessoal como professor de estudos teatrais, tendo sido originalmente formado em artes cênicas nas habilitações de interpretação e direção teatral. A intervenção retraça o caminho de um indivíduo formado para criar formas de expressão cênica que com o passar do tempo se encontra na condição de professor de estudos teatrais com interesse pela história do espetáculo.

Biografia do Autor

Walter Lima Torres Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Formado em Artes Cênicas e é professor titular de estudos teatrais na Universidade Federal do Paraná em Curitiba e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

AZEVEDO, Arthur. O Theatro: crônicas de Arthur Azevedo. (Org. NEVES,

Larissa de Oliveira; LEVIN, Orna Messer). Campinas: Editora da UNICAMP,

BRANDÃO, Tânia. “As lacunas e as séries: padrões de historiografia nas

“Histórias do Teatro no Brasil”. In: MOSTAÇO, Edélcio (org.). Para uma

história cultural do teatro. Florianópolis/Jaraguá do Sul: Design Editora,

CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. (Trad. Rejane Janowitzer), São Paulo:

Martins, 2005.

FARIA, João Roberto. (dir.). História do teatro brasileiro, vol. I e vol. II. SãoPaulo: Perspectiva/SESC, 2012/2013.

FONTANA, Fabiana; MACIEL, Paulo. (Org.). “Dossiê Histórias, memórias e

acervos teatrais no Brasil”. In: Revista Sala Preta, vol. 17, n. 2. USP/PPGAC, 2017.

PEIXOTO, Fernando. Um teatro fora do eixo. São Paulo: Hucitec, 1993.

POSTLEWAIT, Thomas. The Cambridge introduction to theatre

historiography. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

RABETTI, Maria de Lourdes. “História do teatro como história da cultura:

ideários e trajetos de uma arte entre rupturas e tradições”. In: Folhetim, n. 02. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 1998, pp. 27-36.

RABETTI, Maria de Lourdes. “O Laboratório do Dramaturg e os estudos de

Genética Teatral: experimentos”. In: Revista Brasileira de Estudos da

Presença. vol. 1, n. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2011, p. 443-458

ROUGEMONT, Martine de. La Vie théâtrale en France au XVIII ème siècle.

Paris/Genebra: Champion-Slatkine, 1988.

TESSARI, Roberto. Commedia dell’arte: la maschera e l’ombra. Milano:

Mursia, 1989.

TIBAJI, Alberto. “Objeto de pesquisa da história das artes do espetáculo: do efêmero ao disperso”. In: Anais de II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Como pesquisamos? Salvador: Escola

de Teatro e Dança da UFBA, outubro de 2001, pp.319-324.

TORRES NETO, Walter Lima. À sombra do Vampiro: 25 anos de teatro de

grupo em Curitiba. Curitiba: Kotter Editorial, 2018.

TORRES NETO, Walter Lima. Ensaios de cultura teatral. Jundiaí: Paco

Editorial, 2016.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história. (Trad. Alda Baltar; Maria

Auxiliadora Kneipp). Brasília: Editora da UNB, 1998.

Publicado
2019-05-08
Seção
Mesas Temáticas