Teatro de Comedia do Paraná na sua 1a. fase (1962-1969). Intervenção oral na mesa temática “Teatro e História: entre o ofício e a arte"
Resumo
O propósito desta intervenção foi de “passar a limpo” a minha trajetória pessoal como professor de estudos teatrais, tendo sido originalmente formado em artes cênicas nas habilitações de interpretação e direção teatral. A intervenção retraça o caminho de um indivíduo formado para criar formas de expressão cênica que com o passar do tempo se encontra na condição de professor de estudos teatrais com interesse pela história do espetáculo.Referências
AZEVEDO, Arthur. O Theatro: crônicas de Arthur Azevedo. (Org. NEVES,
Larissa de Oliveira; LEVIN, Orna Messer). Campinas: Editora da UNICAMP,
BRANDÃO, Tânia. “As lacunas e as séries: padrões de historiografia nas
“Histórias do Teatro no Brasil”. In: MOSTAÇO, Edélcio (org.). Para uma
história cultural do teatro. Florianópolis/Jaraguá do Sul: Design Editora,
CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. (Trad. Rejane Janowitzer), São Paulo:
Martins, 2005.
FARIA, João Roberto. (dir.). História do teatro brasileiro, vol. I e vol. II. SãoPaulo: Perspectiva/SESC, 2012/2013.
FONTANA, Fabiana; MACIEL, Paulo. (Org.). “Dossiê Histórias, memórias e
acervos teatrais no Brasil”. In: Revista Sala Preta, vol. 17, n. 2. USP/PPGAC, 2017.
PEIXOTO, Fernando. Um teatro fora do eixo. São Paulo: Hucitec, 1993.
POSTLEWAIT, Thomas. The Cambridge introduction to theatre
historiography. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
RABETTI, Maria de Lourdes. “História do teatro como história da cultura:
ideários e trajetos de uma arte entre rupturas e tradições”. In: Folhetim, n. 02. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 1998, pp. 27-36.
RABETTI, Maria de Lourdes. “O Laboratório do Dramaturg e os estudos de
Genética Teatral: experimentos”. In: Revista Brasileira de Estudos da
Presença. vol. 1, n. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2011, p. 443-458
ROUGEMONT, Martine de. La Vie théâtrale en France au XVIII ème siècle.
Paris/Genebra: Champion-Slatkine, 1988.
TESSARI, Roberto. Commedia dell’arte: la maschera e l’ombra. Milano:
Mursia, 1989.
TIBAJI, Alberto. “Objeto de pesquisa da história das artes do espetáculo: do efêmero ao disperso”. In: Anais de II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Como pesquisamos? Salvador: Escola
de Teatro e Dança da UFBA, outubro de 2001, pp.319-324.
TORRES NETO, Walter Lima. À sombra do Vampiro: 25 anos de teatro de
grupo em Curitiba. Curitiba: Kotter Editorial, 2018.
TORRES NETO, Walter Lima. Ensaios de cultura teatral. Jundiaí: Paco
Editorial, 2016.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. (Trad. Alda Baltar; Maria
Auxiliadora Kneipp). Brasília: Editora da UNB, 1998.