Teatro e emancipação: reflexões sobre política e improvisação na EJA

  • Fernando Bueno Catelan Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP

Resumo

Nesse trabalho, apresentamos reflexões teóricas sobre Improvisação Teatral na Educação de Jovens e Adultos. Investigamos aspectos políticos inerentes à educação e ao teatro tendo como fundamento teórico os trabalhos pedagógicos de Paulo Freire (2015), que estabelecem relação direta entre as intencionalidades políticas e as práticas educativas a serem observadas para que a aprendizagem não seja opressora, mas sim libertadora; os estudos filosóficos de Jacques Rancière (2011), ao apresentar a política como uma interação coletiva em que todos/as se sintam como iguais e possam se manifestar, sendo o reconhecimento da igualdade das inteligência fator determinante para que haja emancipação; e as propostas teatrais de Augusto Boal (2013), que evidenciam que todo teatro é político, a partir das quais ele desenvolve o Teatro do Oprimido, deixando clara a sua atuação criadora em favor de uma ação política transformadora.

Biografia do Autor

Fernando Bueno Catelan, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP
Ator, educador, pesquisador, diretor teatral e iluminador. Mestre em Artes (2018) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/SP). Bacharel em Direção Teatral (2007) e Licenciado em Artes Cênicas (2006) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/MG). Especialização em Gestão Cultural (2015) pelo SENAC/SP e Políticas Públicas (2016) pela Fundação Santo André (FSA/SP). Em 1988, iniciou sua trajetória na linguagem teatral, com teatro de bonecos; ao longo de sua carreira como ator participou de diversos grupos teatrais, entre eles: Transitório 35, Atuaraté e MO.T.A. Atua como professor de teatro em cursos livres desde 1995, atualmente é professor de arte na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede municipal de ensino em São Bernardo do Campo/SP e, é representante do Estado de São Paulo da Federação dos Arte-Educadores do Brasil (Faeb). 

Referências

BOAL, Augusto. O Teatro do Oprimido e outras Políticas Poéticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014a.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014b.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O desentendimento – política e filosofia. São Paulo: Editora 34, 1996.

RANCIÈRE, Jacques. Nas margens do político. Lisboa: KKYM, 2014.

VERMEREN, Patrice; CORNU, Laurence; BENVENUTO, Andrea. Atualidade de O Mestre Ignorante. In: Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 82, p. 185-202, abr. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a09v24n82.pdf>. Acesso em: 10 out. 2013.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

Publicado
2019-06-08
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas