Para além do Theatron: a recepção da performance pelo espectador com deficiência visual
Resumo
O artigo propõe uma reflexão acerca das vias de acesso ao espetáculo teatral por parte de espectadores com deficiência visual. Tomando por referência os pontos de orientação elencados por Fischer-Lichte como processos cênicos geradores de materialidade – a corporalidade, a espacialidade e a sonoridade -, busca-se dissolver a perspectiva visuocêntrica da recepção em favor de um leque de percepções que prescindem da visão para ativar associações, memórias e imaginação. O trabalho situa a audiodescrição como um recurso de acessibilidade comunicacional fundamental para a efetiva participação das pessoas com deficiência visual em eventos teatrais e avalia em que medida ela se faz necessária sem se tornar redundante ou supérflua.Referências
BARTHES, Roland. A Escuta. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p.217-229.
FISCHER-LICHTE, Erika. The performative generation of materiality. In: The Transformative Power of Performance: a new aesthetics. Tradução por Saskya Iris Jain. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2008. Cap. 4, p. 75-137.
RANCIÈRE, Jacques. O Espectador Emancipado. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. v. 1, n. 15, out. 2010, p. 107-122.
Publicado
2019-05-14
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção