O teatro do TESC: poéticas e perspectivas em cena

  • Howardinne Queiroz Leão Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo visa discutir a produção teatral realizada pelo TESC – Teatro Experimental do Serviço Social do Comércio – AM, de 1968 a 2016, sediado em Manaus e subsidiado pela instituição Serviço Social do Comércio do Amazonas. A produção do grupo é analisada pela perspectiva da técnica, estética e política adotada, interseccionando essas dimensões para refletir criticamente seu legado. O TESC passou por distintas fases e neste estudo nomeamos três principais que se diferenciam pelas propostas executadas. A primeira associada ao diretor fundador do grupo Nielson Menão, cujo marco foi um período com tendências ao vanguardismo moderno; a segunda associada a Márcio Souza e sua visão crítica estabelecida com o grupo, e a terceira marcada pelo retorno após um hiato de 21 anos, com a continuidade de Márcio Souza na direção, até o término definitivo do grupo em 2016. De modo geral, o TESC trabalhou em uma linha crítica sobre os panoramas da região norte, exaltando os mitos indígenas, encenando dramaturgia própria e da literatura mundial. Este artigo pretende debater pontualmente as duas primeiras fases correspondentes cuja bibliografia substancial pontua a trajetória do TESC e da região norte. A bibliografia geral conversa com autores que analisam o teatro brasileiro. A metodologia inclui pesquisa de campo in lócus, com levantamento teórico, documental e entrevistas com ex-integrantes e artistas da cidade de Manaus, para obtermos diferentes interpretações. O trabalho evoca um registro da trajetória do grupo a fim de alargar as pesquisas em artes cênicas, reforçando a região norte na história do teatro brasileiro.

Biografia do Autor

Howardinne Queiroz Leão, Universidade de São Paulo
Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. História do teatro, teatro brasileiro.

Referências

AZANCOTH, Ediney; COSTA, Selda Vale da. TESC nos bastidores da lenda. Manaus: Editora Valer, 2009.

BORGES, Jony Clay; MENDONÇA, Rosiel. Nonato Tavares: teatro, memória e resistência. Manaus: Valer, 2016.

SOUZA, Márcio. A Expressão Amazonense: Do colonialismo ao neocolonialismo. São Paulo: AlfaÔmega, 1978.

SOUZA, Márcio. O palco verde. Rio Comprido: Marco Zero, 1984.

SOUZA, Márcio. Teatro na Amazônia: os dois territórios culturais. Revista Ensaio geral, Belém, vol. 3, n.5, jan-jul|2011.

TOLEDO, Paulo Vinícius Bio. Debates sobre teatro e sociedade após o golpe de 1964: reflexão e trabalho teatral de José Celso Martinez Corrêa e Augusto Boal. Tese (doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo 2018.

Publicado
2019-05-08
Seção
História das Artes e do Espetáculo