Dança com criança: um diálogo com a educação formal e os documentos reguladores do ensino

  • Carolina Romano de Andrade Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho

Resumo

Esta comunicação apresenta um recorte da pesquisa de pós-doutoramento intitulada “Dança, Criança e Currículo: Um panorama do ensino de Dança na Educação infantil nas capitais brasileiras por meio dos documentos e orientações oficiais”, especificamente trata-se da discussão sobre os documentos que regulam a Educação Infantil em âmbito nacional e suas as relações com a dança. Apresento a parte da pesquisa que se referiu ao tratamento do material: organização, identificação e os caminhos para a definição de um quadro teórico de referências, que apontarão para as definições de dança, movimento e educação presentes nos documentos.

Biografia do Autor

Carolina Romano de Andrade, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho

Doutora em Artes pela Unesp/SP e mestre em Artes pela Unicamp/SP. Pós-doutorado, na área de Currículo e Políticas Educacionais para a dança. Professora convidada do Mestrado Profissional em Artes, Prof-Artes, e professora colaboradora no curso de Artes Cênicas da Unesp/SP.

Referências

ANDRADE, C.R. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. 2016, 339 p. Tese (Doutorado em Artes),- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, MEC/CONSED/UNDIME NACIONAL, 2017.

______. Controladoria-Geral da União – CGU Acesso à Informação Pública: Uma introdução à Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, Brasília, 2011.

_____.Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. v. 01-03. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______.Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

CENPEC, Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação e usos. Cenpec, São Paulo, SP Agosto, 2015.

GODOY, K. M. O desafio em formar plateia para dança. In: GODOY, Kathya Maria Ayres de. (Org.). Experiências compartilhadas em dança: formação de plateia. v. 1. 1. ed. São Paulo: Instituto de Artes da Unesp, 2013. p. 73-76.

KRAMER, Sonia e LEITE, Maria Isabel.(orgs). Infância: fios e desafios da pesquisa. Campinas: Papirus, 1997.

MARQUES, I. Interações: criança, dança, escola . São Paulo: Blucher, 2012.

MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Dicionário Interativo da Educação Brasileira – Educa Brasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002.

Publicado
2019-05-08
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança