Propondo diálogos entre a Pedagogia do ator e a Pedagogia do teatro

Resumo

O projeto de pesquisa aqui abordado, foi desenvolvido ao longo do ano de 2017 e procurou estabelecer um diálogo entre dois campos de estudo de grande interesse para o teatro: a Pedagogia do Ator e a Pedagogia do Teatro. Trata-se de pesquisa teórico-prática, envolvendo grupo de atores-professores-pesquisadores em formação no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri, Crato-CE. A pesquisa visou identificar aproximações e distanciamentos entre o fazer teatral do ator e dos praticantes da linguagem teatral que experimentam a cena enquanto meio de expressão. Para viabilizar tal diálogo foram organizados dois momentos distintos de trabalho prático: um treinamento de ator e diferentes oficinas de teatro abertas a públicos diversos, sendo essas conduzidas por bolsistas PIBIC, orientados por mim. Vivenciando a experiência como atores no treinamento e como professores nas oficinas, os docentes em formação analisaram as divergências e convergências que ocorrem entre esses dois campos, tendo como suporte teórico principal um referencial que permeia o trabalho de ator. Ainda que o exercício desse diálogo tenha sido o objetivo principal da pesquisa aqui descrita, como professora de uma Licenciatura em Teatro mantive constante a formação do professor de teatro como escopo. E é nesse sentido que aponto alguns resultados observados nesse primeiro ano de pesquisa, quais sejam: um maior desenvolvimento da capacidade investigativa de cada integrante do grupo; uma apropriação significativa das técnicas aplicadas no treinamento de modo a possibilitar as experiências de docência nas oficinas e uma aguçada capacidade de observação e análise quando nos momentos de discussão, sempre permeados pelas percepções das práticas corporais por eles experienciadas e dos estudos teóricos. O projeto em si foi concluído, mas a pesquisa está tendo continuidade voltando seu foco agora às contribuições de específicas de Jerzy Grotowski para a Pedagogia do Ator e as possíveis interlocuções com a Pedagogia Teatral.

Biografia do Autor

Mônica Vianna de Mello, Universidade Regional do Cariri
Professora na Universidade Regional do Cariri. Mestra e Doutora pela Universidade Federal da Bahia-UFBA Licenciada na Universidade de Brasília-UnB. Atriz da Companhia Teatro do Novos-CTN do Teatro Vila Velha, Salvador-BA e Atriz do Grupo Teatro do Instante, Brasília, DF

Referências

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Publicado
2019-05-09
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas