Entre o performativo e a teatralidade num corpo em trânsito
Resumo
O estudo aqui proposto procura apresentar o fenômeno da transexualidade enquanto devir, tendo em vista a complexa rede que entretece tal assunto, pois aqui podemos considerar os aspectos cultural, social, educacional, político, semiológico, psicológico, dentre outros. Diante de tais considerações, pretendemos estabelecer possíveis diálogos entre o devir-trans com os saberes sobre performatividade e teatralidade, tanto naquilo a que se refere à natureza artística (no caso da performance e do teatro) quanto na existência de teatralidade nas práticas humanas e, de que maneira estes saberes encontram-se inseridos na construção dos gêneros, com ênfase na transexualidade. O que percebemos é que, para a concretização da realidade trans, são acionados dispositivos de várias ordens, a saber, biotecnológicos, estéticos, hormonais e comportamentais. Meios estes que acabam por transgredir discursos heteronormativos e regulatórios impostos aos corpos e à sociedade. Diante do exposto, o estudo procura entender o devir-trans em seus aspectos relativos à biopolítica e ao contexto queer e suas problemáticas de territorialidades. Por estas razões, a pesquisa nos leva à perspectiva de que não há uma explicação acabada sobre o tema abordado, ou das relações que o campo artístico, em particular o teatro e a performance, podem estabelecer, haja vista os deslocamentos, as fissuras, os desvios que tais questões representam no contexto da cena contemporânea, bem como os aspectos de transgressão aos discursos heteronormativos que passam a surgir na busca da visibilidade das pessoas não binárias. Em suma, o estudo reconhece ser apenas a tentativa de configurar-se como um contributo à exploração de um universo tão vasto, não sendo possível aqui esgotá-lo.
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