João das Neves e a cultura afro-mineira

Resumo

A presente comunicação é parte dos resultados do pós-doutorado “Zumbi e Madame Satã: a cultura popular e as formas de produção na cena política brasileira”, desenvolvido de maio de 2017 a abril de 2018 no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP, sob supervisão da Professora Doutora Larissa de Oliveira Neves Catalão. A pesquisa realizou a análise de duas encenações dirigidas pelo diretor João das Neves – “Zumbi”, encenada em 2012, e “Madame Satã”, que estreou em 2014 – e procurou apreender das mesmas um possível pensamento sobre a cultura negra entendida como cultura popular, na relação entre a construção da encenação e da dramaturgia em diálogo com a cultura popular negra em sua dimensão política. Para tal, a análise empreendida, levou em conta a investigação da formação histórica da cultura afro-brasileira na cena teatral e o conceito de cultura popular negra, proposto por Stuart Hall.

Biografia do Autor

Carina Maria Guimarães Moreira, Universidade Federal de São João del Rei
Professora dos Cursos de Graduação de Licenciatura e Bacharelado em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei

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Publicado
2019-05-08
Seção
História das Artes e do Espetáculo