Observação, en/incorporação e condução: quando a sabedoria do corpo chega à cena

  • Daniela Beny Polito Moraes Universidade Federal da Bahia

Resumo

A presente comunicação visa compartilhar as etapas de pesquisa da investigação de mestrado desenvolvida no PPGARC/UFRN “Os elementos de Iansã como possibilidade de criação cênica”, trazendo para a discussão o corpo como local de transmissão de conhecimento pautado nas práticas corporais da dança da referida Iyabá dentro do processo de preparação de elenco do espetáculo “O som que se faz debaixo d’água” (Coletivo Cores/UFRN). Na oportunidade será apresentado como os aspectos da Antropologia da Performance e da Antropologia Teatral entram em diálogo com os elementos chave que fazem parte dos estudos em Etnocenologia fazendo o trânsito da Dança de Iansã do contexto ritual sagrado para o espaço do laboratório cênico. Nesta comunicação pretendo também já apresentar os procedimentos de pesquisa a serem desenvolvidos no doutorado no PPGAC/UFBA com a investigação “Ogumiê! – Os elementos arquetípicos de Ogum como caminhos para preparação de atores e atrizes em processos criativos”, dando assim continuidade nas investigações voltadas à preparação de atores e atrizes com base na corporeidade afro-ameríndia e suas danças rituais codificadas.

Biografia do Autor

Daniela Beny Polito Moraes, Universidade Federal da Bahia
Especialista em Antropologia pela Universidade Federal de Alagoas, graduada em Teatro licenciatura pela mesma instituição. Mestra em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

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Publicado
2019-05-15
Seção
Etnocenologia