Da intervenção ao enquadramento: diálogos com o hipercentro de Belo Horizonte na obra PassAarão, do Grupo Espanca!

  • Julia Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O artigo se propõe a investigar/problematizar um modelo de diálogo site-specific com o espaço público presente nas artes cênico-performativas atuais: aquele que busca ressignificar o espaço por meio do enquadramento de realidades pré-existentes. Como recorte de pesquisa, será feita uma análise do espetáculo PassAarão (2017), do Grupo Espanca! (BH). Observa-se que o princípio do enquadramento reconfigura a prática cênica em pelo menos três aspectos: ao conceber o artista como “conector” de realidades encontradas; ao intensificar a reflexividade, junto ao espectador, sobre os modos de olhar para um determinado território; ao valorizar a teatralidade do cotidiano e aqueles que a constroem – os chamados “praticantes ordinários da cidade”.

Biografia do Autor

Julia Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais
Pesquisadora, professora, crítica teatral e jornalista. É pós-doutoranda em Artes Cênicas na UFMG com bolsa CNPq – onde atua como professora colaboradora – e concluiu seu doutorado na mesma área pela ECA/USP, com pesquisa em teatro contemporâneo.

Referências

ARAÚJO, Antônio. Ações disruptivas no espaço urbano. In: MEMÓRIA ABRACE DIGITAL - REUNIÃO CIENTÍFICA DA ABRACE, 6., 2011, Porto Alegre, RS. Anais... Porto Alegre, RS: ABRACE, 2011. p. 1-6.

ARDENNE, Paul. Un arte contextual: creación artística en medio urbano, en situación, de intervención, de participación. Murcia: Cendeac, D. L., 2006.

BADIOU, Alain; TARBY, Fabien. La filosofía y el acontecimiento. Seguido de una breve introducción a la filosofía de Alain Badiou. Buenos Aires: Amorrortu, 2013.

CARREIRA, André. Ambiente, fluxo e dramaturgias da cidade: materiais do Teatro de Invasão. O Percevejo online, v.1, jan-jul 2009.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: 2. morar, cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996.

CORNAGO, Óscar. ¿Y después de la performance qué? Público y teatralidad a comienzos del siglo XXI. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 26, p. 20-41, 2 jul. 2016.

CORNAGO, Óscar. ¿Que és un dispositivo?. In: DELEUZE, Gilles. Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, p. 155-161.

DELGADO, Manuel. El espacio como ideología. Madrid: Catarata, 2011.

EIERMANN, André. Teatro postespectacular. La alteridad de la representación y la disolución de las fronteras entre las artes. Telón de Fondo – Revista de teoría y crítica teatral, Buenos Aires, v. VIII, n. 16, p. 1-24, dez. 2012. Disponível em: http://www.telondefondo.org/numeros-anteriores/numero16/articulo/421/teatro-postespectacular-la-alteridad-de-la-representacion-y-la-disolucion-de-las-fronteras-entre-las-artes.html. Acesso em: 18 jan. 2017.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GOFFMAN, Erving. Os quadros da experiência social: uma perspectiva de análise. Petrópolis: Editora Vozes. 2012.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.

KON, Artur Sartori. Se há transgressão no teatro paulistano contemporâneo: gestos e imagens. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 26, p.78-91, 2 jul. 2016.

MENDES, Julia G. Teatros do real, teatros do outro: os atores do cotidiano em cena contemporânea. 2017. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

SÁNCHEZ, José A. Dispositivos de representación. In: SÁNCHEZ, Jose A. Ética y representación. México D. F.: Paso de Gato, 2016.

SÁNCHEZ, José A. Dispositivos poéticos I, mar. 2016a. In: Parataxis 2.0. Apresenta textos escritos pelo teórico e professor espanhol José Antonio Sánchez. Disponível em: https://parataxis20.wordpress.com/2016/03/21/dispositivos-poeticos-i/. Acesso em: 19 nov. 2018.

Publicado
2019-05-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo