NEKREJX – etnografia performada da fFesta do Bemp Mebêngôkre-Kayapo nas confluências do Rio Xingu e Rio Fresco – PA

  • Rafael Ribeiro Cabral Universidade Federal do Pará

Resumo

A colonização fez esquecer o que a ação performativa faz lembrar na Terra Indígena Mebêngôkre-Kayapó (T.I. Kayapó). Ao lembrar, investigo a Festa do Bemp (peixe) da etnia Mebêngôkre-Kayapo na contemporaneidade por meio de minhas relações de parentesco e consanguinidade indígena Mebêngôkre-Kayapo para fins de atividade em performance artística destacando a antropologia da política como fulcro para pensar os discursos da política indígena Mebêngôkre no território amazônico-paraense. Utilizando os Estudos da Performance, o Perspectivismo Ameríndio, a Etnografia Performada de Edith Turner e Victor Turner, como caminhos para pensar a Festa do Peixe como ritual de nominação articulado com as ilegalidades das magias kubem (não indígena). Assim, a Festa do Peixe na contemporaneidade recombina diferentes elementos (corporais, sonoros, visuais) devido a ocupação ilegal do território pelas grilagens de terra, garimpos e hidrelétricas que modificam a circulação indígena pelo território amazônico. Os resultados serão os compartilhamentos de confluências preliminares desta pesquisa em andamento no Programa de Pós-graduação em Artes na Universidade Federal do Pará. 

Biografia do Autor

Rafael Ribeiro Cabral, Universidade Federal do Pará
Professor de Artes, Performer, Fotografo. Graduado em Licenciatura Plena em Teatro pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Filosofia da Educação-UFPa. Mestre em Artes-UFPa. Doutorando em Artes - UFPa. 

Referências

“OS INVOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA” por Eduardo Viveiros De Castro – aula pública durante o ato Abril Indígena, Cinelândia, RJ, 20/04/2016

CABRAL, Rafael. Amerindios Mex: Um estudo do treinamento corporal a partir dos grafismos de animais sagrados para etnia Mẽbêngôkré da aldeia de Apexty. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Universidade Federal do Pará, 2013.

CABRAL, Rafael. Teia de Pykatôti: um estudo da corpografia mẽbêngôkré do Rio Fresco na Amazônia Brasileira. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal do Pará, 2015.

CAMARGO, Giselle Guilhon Antunes. Antropologia da Dança I. Florianópolis: Insular, 2013.

CARDOSO DE OLIVEIRA. Roberto. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 9, volume 16(2): 9-40 (2005).

POSEY, Darrell A. Ciência Kayapó. IN.HAMÚ, Denise. Ciência Kayapó: alternativas contra a destruição. Belém: Museu Emilio Goeldi, 1992.

SCHECHNER, Richard. “Pontos de contato” revisitados. In. Antropologia e Performance: ensaios na pedra. Org. DAWSEY, John. São Paulo: Terceiro Nome, 2013.

TURNER, Terence. Os Mebêngôkre Kayapó: história e mudança social – de comunidades autônomas para a coexistência interétnica. In. CUNHA, Manoela Carneiro. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

TURNER, Victor. O processo ritual. Petrópolis: Vozes, 1974.

VIDAL, Lux B. (1977) – Morte e Vida de uma Sociedade Indígena Brasileira. Os Kayapó-Xikrin do Rio Cateté. SP, Editora HUCITEC / EDUSP.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas canibais. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

Publicado
2019-05-08
Seção
Estudos da Performance