O processo de criação em O Som dos Passos

  • Enjolras de Oliveira Matos Universidade do Estado da Bahia

Resumo

A descrição do processo criativo de uma encenação pode ser realizada, em parte, por meio da teia que emerge das questões relacionadas às memórias, e aos aspectos afetivos, nas quais as emoções, as ideias e as imagens estão sempre em mudanças e adaptações na criação de um espetáculo. Desta forma, procura-se rever os princípios e procedimentos que nortearam a encenação de O som dos passos (Footfalls, 1976), de Samuel Beckett, peça dirigida em 2004 pelo autor deste artigo. Propõe-se repensar essa montagem, a partir de seu processo de criação, dos documentos arquivados, da sua revisitação e da sua gênese por meio da crítica genética. Este artigo reflete sobre os rastros, os vestígios e as reminiscências deixados pela encenação do diretor, como forma de repensar a poética do seu fazer artístico desenvolvido na época. Será feito um exercício de algumas memórias e serão evocados documentos referentes ao processo criativo da encenação, com fins de reunir e resgatar o que foi pensado naquele momento como forma compreender o processo de criação da peça.

Biografia do Autor

Enjolras de Oliveira Matos, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia. Mestre pelo mesmo programa. Bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da UFBA. Ator, diretor, professor de teatro, dramaturgo, figurinista, cenógrafo, contador de histórias e pesquisador musical.

Referências

BECKETT, Samuel. O som dos passos (Footfalls). Tradução de Henrique Santos. Salvador: 2013. 05 f.

BECKETT, Samuel. Proust. Tradução de Athur Nestrovski. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. 103 p. Tradução de: Proust.

BECKETT, Samuel. The complete dramatic works. Londres: Faber&Faber, 1990. 476 p.

MARFUZ, Luiz. Beckett e a implosão da cena: poética teatral e estratégias da encenação. São Paulo: Perspectiva; Salvador: PPGAC/UFBA, 2013. 248 p.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: No caminho de Swann. 14. ed. Tradução de Mário Quintana. Revisão de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Globo, 1991. 409 p. Tradução de: A la recherche du temps perdu.

RAMOS, Luiz Fernando Ramos. O parto de Godot e outras encenações imaginárias: a rubrica como cena poética. São Paulo: Hucitec, 1999. 191 p.

RANGEL, Sonia. Olho Desarmado: objeto poético e trajeto criativo. Salvador: Solisluna Design, 2009. 132 p.

RANGEL, Sonia. Processos de criação: atividade de fronteira. Revista Territórios e Fronteiras da Cena. São Paulo: GIDE - Grupo de Investigação do Desempenho Espetacular, ECA-USP, Ano 3, n.1, 2006.

SALES, Cecília Almeida. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3. ed. São Paulo: EDUC, 2008. 140 p.

SALES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação. São Paulo: Annablume, 1998.

Publicado
2019-05-09
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas