O processo de criação em O Som dos Passos
Resumo
A descrição do processo criativo de uma encenação pode ser realizada, em parte, por meio da teia que emerge das questões relacionadas às memórias, e aos aspectos afetivos, nas quais as emoções, as ideias e as imagens estão sempre em mudanças e adaptações na criação de um espetáculo. Desta forma, procura-se rever os princípios e procedimentos que nortearam a encenação de O som dos passos (Footfalls, 1976), de Samuel Beckett, peça dirigida em 2004 pelo autor deste artigo. Propõe-se repensar essa montagem, a partir de seu processo de criação, dos documentos arquivados, da sua revisitação e da sua gênese por meio da crítica genética. Este artigo reflete sobre os rastros, os vestígios e as reminiscências deixados pela encenação do diretor, como forma de repensar a poética do seu fazer artístico desenvolvido na época. Será feito um exercício de algumas memórias e serão evocados documentos referentes ao processo criativo da encenação, com fins de reunir e resgatar o que foi pensado naquele momento como forma compreender o processo de criação da peça.
Referências
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