A escuta no corpo expandido do artista cênico

Resumo

Proponho neste trabalho abordar o conceito de “corpo expandido”, objeto da minha tese de doutorado, pensando na relação deste corpo com a noção de “escuta” no trabalho do artista cênico. O “corpo expandido”, a que me refiro, é o corpo das pequenas percepções, um corpo poroso, onde não há separação entre exterior (corpo-objeto com seus contornos) e interior (afetos, sensações), mas uma mistura múltipla. Um corpo que pode ser pensado a partir da teoria milenar hindu do sistema de chakras e corpos sutis, que entende que somos vários corpos, e por isso, habitamos corpos com múltiplas funções. O artigo apresenta reflexões sobre o “corpo expandido”, articulando com o pensamento de artistas pesquisadores como Artaud e Grotowski, para pensar em três dimensões que podem ser acionadas pela escuta no trabalho do artista cênico.

Biografia do Autor

Claudia Mele, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Graduada em Dança e pós-graduada em Formação em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Escola Angel Vianna. Professora na Faculdade Cal de Artes Cênicas, Faculdade Cesgranrio e Universidade Santa Úrsula.

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Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si