Preparando a Terra: a dança cíclica da vida

  • Mariclécia Bezerra de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Robson Carlos Haderchpek Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho surgiu mediante um processo laboratorial vivenciado no Projeto AME da mestranda Nadja Rossana Lopes de Sousa, atriz do Grupo Arkhétypos de Teatro - orientado pelo Prof. Dr. Robson Haderchpek. O processo nasceu de uma dança pessoal catalisada pelos elementos da natureza (terra, fogo, água, ar), combinados com estímulos sonoros, em sua maioria, de origens tribais. Investigamos assim, descobertas essenciais através de ritos de passagem, que celebram rituais de sacrifício, buscando o despertar de uma voz, de um grito que nos permitiu acessar figuras arquetípicas primordiais adormecidas dentro de nós. Dentre esta troca energética corporal, buscamos nos encontrar, deixando que a dança nos alimentasse, e chegamos a acessar algumas imagens geométricas que circundavam nosso imaginário poético. Nisto, mediante os jogos de cena, nos deparamos com arquétipos de duas mulheres; curandeira/mestre e guerreira/aprendiz, perdidas em um espaço/tempo, vivido numa terra que prepara ciclos, que alimenta almas e refaz vidas. A partir dos postulados de Estés (2014), Campbell (2014), Bachelard (1989), Jung (2000; 2008), e Goswami (1998), estamos pesquisando essas figuras arquetípicas que para nós celebram cânticos, capazes de unir as relações existenciais da vida/morte/vida.

Biografia do Autor

Mariclécia Bezerra de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. UFRN; Atriz, professora e pesquisadora.

 

 

Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Professor Doutor - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. UFRN.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Água e Os Sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo, Martins Fontes, 2013.

CAMPBELL, Joseph. O Poder Do Mito. São Paulo: Palas Athena, 2014.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. As Mulheres Que Correm Com os Lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. A Cirandas Das Mulheres Sábias: ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Tradução de Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

GOSWAMI, Amit; REED, Richard E. e GOSWAMI, Megiee. O Universo Autoconsciente: como a consciência cria o mundo material. Tradução de Ruy Jungmann. 2 ed. Rio de Janeiro: Rosas dos Tempos, 1998.

JUNG, Carl Gustav. Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.

JUNG, Carl Gustav. O Homem e Seus Símbolos. Tradução de Maria Lúcia Pinho. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

LYRA, Luciana de F. R. P. de. Mitodologia em Artes Cênicas: Diretrizes, pressupostos, princípios e procedimentos para criação. VI Reunião Cientifica da ABRACE. São Paulo, 2011.

Publicado
2019-05-09
Seção
Mito, Imagem e Cena