Espaço cenográfico de São Paulo: contribuições para a cenografia brasileira

  • Beatriz Mendes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

O Espaço Cenográfico de São Paulo, criado e administrado pelo cenógrafo José Carlos Serroni tornou-se referência no ensino técnico de cenografia em São Paulo. Em tal contexto, a pesquisa que vem sendo desenvolvida tem por interesse  pesquisar quais bases metodológicas norteiam a trajetória desse importante espaço para o ensino e reflexão da cenografia brasileira. Este estudo também dá voz a trajetória profissional do cenógrafo e arquiteto José Carlos Serroni, considerado um dos mais importantes nomes da história da cenografia no Brasil.  O Espaço Cenográfico, desde a sua criação em 1998, foi concebido como um laboratório de ensino e construção de cenografia que oferecia cursos e atividades gratuitas por meio de patrocínios. Entretanto, em 2015, por falta de apoio financeiro, o Espaço Cenográfico encerra sua ações gratuitas, continuando a existir apenas como projetos individuais realizados por seu idealizador. Assim, por meio de “Pesquisa Qualitativa”, o conteúdo desse artigo que tem por base entrevistas realizadas com Serroni, análises de catálogos, folders e publicações diversas acerca do assunto, pretende  colocar em perspectiva como a atuação de Serroni contribuiu para o desenvolvimento e reconhecimento da cenografia brasileira em âmbito internacional.

Biografia do Autor

Beatriz Mendes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Mestrado - Instituto de Artes, Pós Graduação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

COHEN, Myriam Aby. Cenografia Brasileira Século XXI: diálogos possíveis entre prática e o ensino. Dissertação de Mestrado. Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.

GARCIA, Clóvis. Cenografia e Indumentária. In: História do Teatro Brasileiro, volume 2: do modernismo às tendências contemporâneas/ João Roberto Faria (dir.); J. Guinsburg e João Roberto Faria (projeto e planejamento editorial). - São Paulo: Perspectiva: Edições SESC SP, 2013.

LIMA, Mariângela Alves. Cenografia: um novo olhar. Catálogo de exposição realizada no SESC Pompeia, de 18 de outubro a 02 de novembro de 1995. São Paulo: SESC SP, 1995.

SERRONI, José Carlos. Cenografia Brasileira: notas de um cenógrafo/José Carlos Serroni. - São Paulo: Edições SESC SP, 2013. - 376 p.: il, fotografias, desenhos.

SERRONI, José Carlos. 10 anos de Espaço Cenográfico News: uma retrospectiva. In: Espaço Cenográfico News, Espaço Cenográfico, no 35, São Paulo, 2008.

SOUSA, José Galante de. O Teatro no Brasil. - Rio de Janeiro: MEC/INL, 1960, tomo I.

Publicado
2019-05-09
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras