A improvisação do aluno-ator com máscara e a pedagogia de Jacques Lecoq

Resumo

Através da pedagogia de Jacques Lecoq com a máscara neutra, a máscara larvária e a máscara expressiva, foi proposto ao aluno-ator em formação que se mobilize corporalmente para a cena teatral. Com a máscara, o aluno-ator tem uma possibilidade de jogo e de improvisação corporal. A máscara serve de instrumento de trabalho e de ligação com a cena e a improvisação corporal e teatral. Os exercícios com a máscara neutra são compostos de improvisações individuais para trabalhar a precisão corporal e a atenção no jogo cênico do ator. A máscara neutra possibilita ao aluno-ator uma experiência única de tomar contato consigo mesmo, com suas dificuldades e, assim, trabalhar e explorar a interação com seu corpo no jogo da improvisação. Com a máscara larvária já temos o embrião de uma personagem tipificada que propõe outra qualidade de improvisação: uma mais livre e coletiva. Já com a máscara expressiva temos uma personagem com características fixas que determinam o modo de agir e pensar. Dessa forma, a improvisação está alicerçada nos moldes desta personagem, no como ela foi construída e pensada, com suas propriedades tipológicas.

Biografia do Autor

Frederick Magalhães Hunzicker, Universidade Federal de Ouro Preto
Docente Adjunto do DEART-IFAC-UFOP. Possui projetos de extensão e pesquisa na area de Commedia dell´arte e Aikido. Já atuou como chefe de departamento e coordenador de curso.

Referências

BARNI,Roberta (Org). A Loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell´arte. Iluminuras. São Paulo, 2003. 411p.

LECOQ, Jacques. O CORPO POÉTICO. Uma pedagogia da criação teatral. Título original: Le corps poétique; um enseigment de la création théâtrale. Tradução Marcelo Gomes. São Paulo: Editora Senac, 2010. 236p.

TESSARI, Roberto. Commedia dell'arte: la maschera e l’ombra. Mursia. Milano,1981.192p.

TESSARI, Roberto. La Commedia dell´arte nel seicento. Industria e arte giocosa della civilità barocca. Mursia. Firenze, 1969.

Publicado
2019-05-09
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas