Perdidos no espaço, no caminho da memória: desafios de um grupo de teatro estudantil

Resumo

Este trabalho estabelece-se a partir da criação, em 2016, da Insuportável Cia. de Teatro, grupo de teatro estudantil do IFMG/Ouro Branco/MG, hoje, composto por 20 estudantes de escolas públicas da cidade. Com aulas semanais de preparação corporal e vocal, o grupo possui como norteadores os Jogos Teatrais de Viola Spolin e outros processos de construção artística, constituídos a partir de cada espetáculo. Em 2018, a montagem de “Siderações”, um recital cênico-poético, foi uma das mais complexas realizações do grupo, especialmente, pelo teor de sua matéria-prima: a inspiração nos corpos desenhados pela dançarina Pina Bausch, a composição dos haikais escritos pelos alunos e figurinos em tons fosforescentes sob a luz negra. Nesse universo, corpos celestes das mais diversas naturezas foram transformados em corpos cênicos pelos atores, que a eles deram cor, sentido e poesia. Já em meados do ano, em parceria com a UFSJ, o trabalho do grupo voltou-se para a memória da produção artística da atriz mineira Lysia de Araújo. Num enlace entre a pesquisa e a extensão, o trabalho organizou o acervo da artista, doado em 2012 aos Acervos Teatrais da UFSJ, e realizou a digitalização de parte da documentação, em especial, dos datiloscritos de suas peças teatrais. Assim, o projeto promove a acessibilidade a esses arquivos, não apenas em documentos digitais, mas também em montagens teatrais que levam essa memória ao público em geral, em ações transdisciplinares nas quais diversos saberes dialogam. O grupo encontra-se na última fase do projeto: a montagem da peça de Lysia de Araújo, "Quem garante?", em parceria com o Projeto Teatro Literário do IFMG/Congonhas/MG.

Biografia do Autor

Heleniara Amorim Moura, Instituto Federal de Minas Gerais
Doutora em Estudos Literários pela UFMG. Mestre em Letras pela UFSJ (2007). Graduada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei.  Professora de Literatura do Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Ouro Branco). 

Referências

AMARAL, Ana Maria. Teatro de animação: uma introdução. In: Revista Teatro da Juventude. São Paulo: Coletânea organizada pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, n.º 02, 1995.

ANDRADE, Milton. O figurino no teatro. In: Revista Teatro da Juventude. São Paulo: Coletânea organizada pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, n.º 07, 1996.

ANDRADE, Zecarlos. O teatro na escola. In: Revista Teatro da Juventude. São Paulo: Coletânea organizada pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, n.º 12, 1997.

FERNANDES, Juliana Assunção. O embate palco-platéia: reflexões a partir das críticas de Barbara Heliodora. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/existenciaearte/Edicoes/1_Edicao/O%20embate%20palcoplateia%20reflexoes%20a%20partir%20das%20criticas%20de%20Barbara%20Heliodora%20%20Juliana%20Assuncao%20Fernandes.pdf. Acesso em 02 de janeiro de 2018.

GIRON, Luís Antônio. Barbara Heliodora, a maior crítica de teatro do Brasil, sai de cena. In: Revista Época, 17 jan. Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/01/bbarbara-heliodorab-maior-critica-de-teatro-do-brasil-sai-de-cena.html. Acesso em 20 jan. 2014.

JAPIASSU, Ricardo. Comentários de Professores sobre os jogos teatrais. In: SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. Tradução: Ingrid Dormin Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2008 p. 13-19.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Comentários de Professores sobre os jogos teatrais. In: SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. Tradução: Ingrid Dormin Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2008, p. 13-19.

MOURA, Heleniara Amorim. Passagens da Memória: Ensaio biográfico sobre a artista Lysia de Araújo. 2015. 271 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada e Teoria da Literatura) - Faculdade de Letras da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

RIBEIRO, Martha. O Novo Teatro e a explosão do espaço autobiográfico. In: Anais do IV Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Memória ABRACE X), Rio de Janeiro, 2006, p. 39-. Disponível em: http://www.portalabrace.org/Memoria%20Abrace%20X%20digital.pdf. Acesso em 09 set. 2017.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. Tradução: Ingrid Dormin Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2008.

STANISLAVSKY, Constantin. A Preparação do Ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

Acervo Maria Lysia Corrêa de Araújo. São João del-Rei: Acervos Teatrais – Universidade Federal de São João del-Rei, Minas Gerais.

Publicado
2019-05-09
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas